A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Santana, deu início à programação do “Setembro Amarelo” 2024 no último dia 10 de setembro. Com o tema “Se precisar, peça ajuda”, a campanha nacional de prevenção ao suicídio busca sensibilizar a comunidade sobre a relevância do cuidado com a saúde mental e oferecer diversos serviços voltados ao bem-estar.
Na abertura, foram oferecidos atendimentos com clínico geral, sessões de massoterapia, serviços odontológicos, consultas psicológicas e testes rápidos. A proposta foi garantir um atendimento integral, cuidando tanto da saúde física quanto emocional. “Precisamos discutir o adoecimento mental, e a melhor forma de abordar esse assunto é proporcionando espaços de acolhimento e escuta”, afirmou Clisia Ribeiro, responsável técnica pela Saúde Mental do município.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha dedicada à conscientização sobre o suicídio, tema que ainda enfrenta estigmas. A iniciativa visa incentivar as pessoas a procurarem ajuda quando apresentarem sinais de sofrimento emocional, como ansiedade ou depressão. A rede de saúde tem papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte profissional.
A programação continua ao longo do mês, com atividades de conscientização em diferentes áreas do município, fortalecendo a rede de atenção à saúde mental.
Eliane Vidal
Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Santana
Última modificação: 12 de setembro de 2024