Abertura do Programa Saúde na Escola 2024 em Santana: tema deste ano prioriza a defesa da vida e a promoção da saúde

20 de abril de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

Esta sexta-feira, 19, foi marcada pelo início do Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Santana, com o tema deste ano sendo “Defender a Vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”. O evento teve lugar  na Escola Municipal de Educação Básica Josycléia Guimbal Borges, contando com a presença de autoridades da saúde e educação.

Durante a abertura, diversas palestras foram ministradas, abordando temas essenciais para a saúde das crianças, como prevenção contra a dengue, higiene pessoal e bucal, a importância da vacinação, e alimentação saudável. Além disso, atividades práticas foram realizadas nas salas de aula, como a atualização da caderneta vacinal e cuidados com a saúde bucal, incluindo escovação supervisionada, aplicação de flúor, e distribuição de kits de higiene bucal.

Acervo Prefeitura de Santana.

A responsável técnica do Programa, Janaína Braga, destacou a importância do projeto em levar saúde para o público infantil, afirmando: “O Saúde na Escola é uma iniciativa fundamental para garantir que nossas crianças cresçam saudáveis e bem informadas sobre os cuidados com a saúde.”

Acervo Prefeitura de Santana.

A subsecretária de Saúde, Érica Colares, também enfatizou a parceria entre as secretarias de saúde e educação como um passo crucial para melhorar a qualidade de vida das crianças, declarando: “Trabalhar em conjunto nos permite abordar de forma mais eficaz as necessidades de saúde das nossas crianças, garantindo que recebam a atenção e os recursos necessários para prosperar.”

A Semana Saúde na Escola tem como objetivo iniciar uma mobilização sobre os temas prioritários a serem abordados ao longo do ano letivo nas escolas. A forte integração entre as pastas busca fortalecer ações de políticas governamentais prioritárias para promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças em Santana.

Eliane Vidal

Secretária Municipal de Saúde