A Prefeitura de Santana, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), iniciou nesta quarta-feira (5) uma série de treinamentos voltados para a qualificação dos atendimentos pré-hospitalares no município. A ação é coordenada pelo núcleo de educação do SAMU, sob a responsabilidade do enfermeiro Robson Adachi.
Nesta primeira etapa, os profissionais participaram de uma capacitação prática sobre o manuseio da maca da nova viatura e técnicas de imobilização de pacientes graves. O objetivo é garantir mais segurança e agilidade durante os atendimentos de urgência e emergência.
“A partir de agora, vamos realizar treinamentos mensais com os profissionais da saúde e do SAMU. A ideia é melhorar continuamente a qualidade do atendimento prestado à população santanense”, explicou o coordenador Robson Adachi.
Capacitação nas UBSs, policlínicas e escolas
Uma das novidades anunciadas pela coordenação do SAMU é a ampliação das capacitações para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas do município. Além disso, foi lançado o projeto “Lei Lucas”, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O projeto vai oferecer treinamentos específicos para profissionais da educação como professores, merendeiras e vigilantes, com foco em primeiros socorros, garantindo um preparo adequado em situações de emergência no ambiente escolar.
“Com esse projeto, queremos que esses profissionais estejam prontos para prestar os primeiros atendimentos em casos de acidentes ou mal súbito, antes mesmo da chegada do SAMU. Quem ganha com isso é a população”, destacou Robson.
As capacitações fazem parte do compromisso da Prefeitura de Santana com a humanização e a eficiência no atendimento à saúde, promovendo ações preventivas e fortalecendo a rede de urgência e emergência no município.
Last modified: 5 de junho de 2025