Santana receberá unidade móvel do Hospital de Amor com oferta de exames de mamografia e PCCU

22 de outubro de 2021

Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para mulheres, a unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, chegará ao município de Santana e ficará estacionada na Policlínica Drº Alberto Lima, no bairro Daniel, no período de 25 de outubro a 05 de novembro, com a oferta de exames de mamografia e PCCU (Papanicolaou). A ação faz parte da programação Outubro Rosa, intensificada pela Prefeitura de Santana, em parceria com o Instituto de Prevenção Hospital de Amor de Macapá, que busca fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os atendimentos iniciarão no dia 25 de outubro, a partir das 13h, organizados por ordem de chegada. O público-alvo são mulheres de 40 a 69 anos para a realização de exames de mamografia e mulheres de 25 a 64 anos para exames preventivos de PCCU. Serão disponibilizadas 60 vagas por dia para exames de mamografia (30 para manhã e 30 para tarde), e 70 vagas para realização de exames de PCCU, distribuídas nos turnos da manhã e tarde.

Os documentos necessários para o atendimento são: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, laudo ou encaminhamento médico para mulheres com idade abaixo de 40 anos que pretendem realizar o exame de mamografia. A partir do dia 26 de outubro, o atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h. A unidade móvel do Hospital de Amor estacionará no município com a expectativa de realizar cerca de mil atendimentos.

O atendimento descentralizado busca facilitar o acesso para mulheres que têm dificuldades de se locomover até a sede de referência do Hospital de Amor na capital, Macapá. A estrutura da unidade conta com consultório climatizado e modernos equipamentos para realização de exames de PCCU e mamografia. Após a coleta, os exames serão enviados para análise em Barretos (SP) e os resultados serão devolvidos para a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, em um prazo de 60 dias.

O Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 22 de outubro de 2021