Nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Santana esteve realizando formação às equipes responsáveis pela busca ativa escolar na zona rural do município. O objetivo da busca ativa é garantir que crianças e adolescentes estejam matriculadas e participando ativamente das aulas.
A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta tecnológica e uma metodologia social gratuita, que permite identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas do poder público garantindo matrícula e frequência nas aulas, atendendo as determinações do Plano Nacional de Educação.
Foram discutidas na formação toda a trajetória da busca ativa em 2021, o alcance inferior ao esperado do programa na zona rural, as metodologias e procedimentos a serem tomados, as ações que serão realizadas em 2022 e as atribuições que competem a cada equipe das escolas, desde a organização até as funções de cada indivíduo dentro da busca ativa escolar.
Segundo Solange Silva, coordenadora municipal do programa, é importante que as equipes que estão nas escolas do campo, estejam engajadas em resgatar alunos que estão fora da escola, buscando reverter a evasão escolar: “Além de realizar a triagem dos alunos, é necessário identificar quais estão fora da escola, é muito importante que as equipes insiram os dados no sistema da ferramenta, dessa forma podemos acompanhar o trabalho que está sendo realizado, atingido as metas existentes na plataforma”, declarou.
Durante a pandemia, em meio a diversas dificuldades enfrentadas, várias famílias não conseguiram acompanhar o ensino remoto, resultando no abandono escolar por muitas crianças. Por conta disso, a Prefeitura está trabalhando com vários programas educacionais voltados para melhorar a educação, adotando medidas e estratégias pedagógicas, buscando manter os alunos nas salas de aula.
Renata Rodrigues
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação
Última modificação: 28 de abril de 2022