Campanhas Agosto Lilás e Dourado encerram nas unidades de saúde com acolhimento e conscientização

31 de agosto de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou um mês intenso de atividades e promoção das campanhas Agosto Lilás e Dourado em todas as unidades de saúde. As ações encerraram nesta terça-feira, 31, no Centro de Diagnóstico em Saúde da Mulher, com acolhimento, palestra de conscientização contra a violência doméstica e incentivo à amamentação.

O “Agosto Lilás” é a maior campanha de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e é intensificada em alusão à Lei Maria da Penha, cujo objetivo é a punição adequada em casos de violência contra a mulher. Em Santana, a campanha foi evidenciada com uma vasta programação executada pela Coordenadoria da Mulher e foi intensificada nas unidades de saúde para fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, destacou em todas as ações, o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como porta de entrada para as vítimas e como a Saúde pode avançar ainda mais na atenção e acolhimento às mulheres que sofrem violência. “A rede de enfrentamento à violência contra a mulher deve ser fortalecida com o trabalho da Saúde, com o auxílio necessário, com psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de apoio. Eu sempre digo e repito que em briga de marido e mulher, a gente mete sim a colher e salva a mulher. Mas do que sensibilizar, é preciso garantir e colocar em prática atitudes e políticas de apoio necessário a estas mulheres vulneráveis”, acrescentou.

Durante o encerramento no Centro de Diagnóstico da Mulher, além do atendimento médico de rotina, a ação intensificou a oferta de serviços da saúde, como teste rápido (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C), de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e orientação psicológica. Em palestra realizada pela assessoria jurídica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Santana, a equipe identificou uma mulher vulnerável e prestou o atendimento necessário.

A dona de casa Solene Souza, participou da programação e ficou atenta as orientações em defesa das vítimas de violência. “Precisamos conscientizar sobre a importância de denunciar. Nós mulheres queremos respeito acima de qualquer coisa”, comentou.

A secretária de Saúde ressaltou também, que a Campanha Agosto Dourado deve servir a favor da saúde dos bebês e crianças, uma vez que o estímulo a este ato de amor, reforça o elo entre mãe e filho. “A conscientização a respeito da importância das duas campanhas deve ser contínua e amplamente divulgada não apenas no mês de referência, mas diariamente, para que mais pessoas conheçam e compartilhem”, concluiu Ithiara Madureira.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 31 de agosto de 2021