Prefeitura Municipal de Santana

Varredura contra o sarampo e atualização da caderneta de vacinação inicia segunda, 18

13 de janeiro de 2021

Fique atento! Na segunda-feira 18, o município de Santana iniciará a varredura vacinal de combate ao sarampo e atualização da caderneta de vacinação infantil. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A campanha ocorrerá de 18 de janeiro a 24 de fevereiro em todas as unidades de saúde do município e através da atuação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Nesta quarta, 13, técnicos da Vigilância Epidemiológica reuniram enfermeiros da Estratégia Saúde da Família para alinhar atuação durante a varredura.

A varredura vacinal contará com o apoio do Programa Nacional de Imunização, da Organização Pan-Americano de Saúde (OPAS), que auxiliarão o município na realização da ação em áreas consideradas descobertas, como bairros Fé em Deus, Jardim de Deus, Jardim Floresta, Monte das Oliveiras, Acquaville e distritos de Anauerapucu e Industrial.

De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS) do município de Santana, a vacinação ocorrerá normalmente nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde e de casa em casa, através das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que farão a vacinação em suas áreas de cobertura.

Além da vacinação contra o sarampo, a varredura alcançará os de mais imunobiológicos do calendário de vacinação, disponibilizado para as crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos e a tríplice viral ou dupla viral até 59 anos.

Surto de sarampo

Importante ressaltar que Santana vinha enfrentando um surto de sarampo desde fevereiro de 2020, onde foram registrados 108 casos confirmados, 70 descartados e sete permanecem em investigação, devido a baixa cobertura vacinal.

O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas que pode acometer também pessoas em qualquer idade, não vacinadas.

A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal. A primeira dose deve ser tomada com um ano de vida e a segunda é aplicada três meses depois. Caso a vacinação não seja feita no tempo ideal, ainda é possível se proteger. Até os 29 anos é preciso tomar as duas doses. Entre 30 e 59 anos é ministrada dose única. Na rotina, a vacina é aplicada até 59 anos.

Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 17 de setembro de 2021

Comments are closed.