Prefeitura Municipal de Santana

Vacina Pfizer: grávidas e puérperas recebem 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Santana

10 de maio de 2021

A Prefeitura de Santana começou a vacinar contra a Covid-19, nesta segunda-feira (10), mulheres grávidas a partir dos três meses de gestação e mães com até 45 dias de pós-parto (puérperas), com idade acima de 18 anos, com ou sem comorbidades. No primeiro dia de vacinação, 76 mulheres foram imunizadas com a vacina Pfizer/BioNTech, que tem um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, acompanhou o início da vacinação no Centro de Diagnóstico da Mulher, reservado para este público-alvo. Ele destacou que as mulheres que ainda não tomaram a vacina contra a gripe podem receber a 1ª dose da vacina da Pfizer e falou sobre a importância da imunização. “Convoco as mulheres grávidas e puérperas para se vacinarem, pois a vacina Pfizer é segura, um dos imunizantes de maior eficácia contra a covid-19. Portanto, não fiquem preocupadas e busquem a vacinação”, enfatizou o prefeito.

Grávida de seis meses, Luciana Mendes, de 29 anos, espera ansiosa pela filha Maria Isi e não segurou a emoção ao receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Impossível não me emocionar. Estava esperando por esse momento, pois quando a gente se torna mãe, passa a pensar primeiro no nosso filho e o cuidado com a saúde vem em primeiro lugar”, disse a dentista.

Para receber a 1ª dose do imunizante, além de documentos de identificação e comprovante de residência, as mulheres devem apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal, exame laboratorial Beta HCG ou ultrassonografia. No caso das puérperas, apresentar a declaração do nascimento da criança. O atendimento é feito no Centro de Diagnóstico da Mulher, localizado a rua Cláudio Lúcio Monteiro, de 9h às 15h.

Vacina Pfizer

Inicialmente o município conta com 354 doses das vacinas Pfizer/BioNTech para a vacinação deste público-alvo em Santana. A prefeitura mantém os imunizantes armazenados no Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI), do Governo do Estado, onde os frascos ficam em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. Na sala de vacinação, o imunizante é mantido em temperaturas de armazenamento entre +2ºC e +8ºC. O prazo para aplicação das doses na população alvo é de cinco dias. Cada frasco possui seis doses.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 10 de maio de 2021

Comments are closed.