Prefeitura Municipal de Santana

STTRANS orienta para cuidados no trânsito em dias chuvosos

2 de fevereiro de 2023

Foto: Acervo Prefeitura de Santana.

Quem vive na Região Norte do país já está acostumado com o aumento das chuvas no início do ano. O índice pluviométrico é justicado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), caracterizada pelo encontro de massas de ar, de elevada umidade, proveniente dos hemisférios norte e sul do planeta.

 

Tendo isto em vista, é necessário que a população esteja atenta às alterações climáticas, inerentes ao período, para garantir sua segurança, em especial no trânsito, que pode apresentar um crescimento no número de acidentes em razão do clima.

 

Conforme o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), é possível que hajam acumulados de chuva entre os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro. No Amapá, Pará e Amazonas, estes volumes podem ultrapassar 80mm.

 

Portanto, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTRANS), alerta e orienta a população para intensificar os cuidados na pista. Acompanhe a fala do diretor de trânsito e transporte do município de Santana, Herinaldo Nascimento.

 

“Neste período chuvoso, é importante que os condutores redobrem a atenção e tomem algumas medidas para evitar acidentes de trânsito, como por exemplo, reduzir a velocidade; fazer uma revisão no veículo e garantir que os pneus não estejam ‘carecas’, evitando o fenômeno da aquaplanagem, além de manter uma distância segura entre um carro e outro. E principalmente, ser paciente e respeitar toda a população que transita pelas ruas”, sugeriu o diretor.

 

1 – Orienta-se que os condutores acendam luzes baixas para que o veículo seja identificado com maior facilidade por motoristas, ciclistas e pedestres.

 

2 – Reduzir a velocidade é uma ação primordial, principalmente pela aderência dos pneus no asfalto, que costuma ser mais difícil com a pista úmida.

 

3 – Fazer uma revisão no carro e certificar-se de não dirigir estando com os pneus do veículo comprometidos, para evitar o fenômeno da aquaplanagem, situação em que o carro perde o atrito com o solo, ocasionando a perda de controle do veículo.

 

4 – Manter uma distância segura entre um veículo e outro.

 

5 – É importante manter uma direção respeitosa, paciente e segura com a população e os animais que trafegam nas vias.

 

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santana. 

Última modificação: 2 de fevereiro de 2023

Comments are closed.