Prefeitura Municipal de Santana

STTRANS e DETRAN-AP realizam entrega de certificados para taxistas e mototaxistas

13 de junho de 2022

Os alunos passaram pela formação em abril deste ano. 
Na tarde desta quarta-feira, 8, no auditório da Escola Estadual Augusto Antunes, diversos taxistas e mototaxistas participaram da solenidade para a entrega de certificados após a conclusão do curso de atualização, exigido anualmente pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O curso é ofertado gratuitamente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (DETRAN – AP), através da Escola Pública de Trânsito, e recebe apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTRANS). Na ocasião, Nélio Silva, representante do DETRAN – AP, diz que o foco da ação é promover mais educação no trânsito e chegando em primeiro lugar nos profissionais:
“Nós estamos trabalhando a qualificação, tanto dos mototaxistas quanto dos taxistas, com o objetivo de promover mais educação para o trânsito e para alcançar, em primeira mão, esses profissionais do trânsito”, esclarece Nélio Silva.
O treinamento consiste em trazer informações atualizadas sobre as normas de trânsito, e também exige que os trabalhadores demonstrem suas habilidades na condução dos veículos e motocicletas, por meio de aulas práticas. Além disso, os alunos também são preparados para atuarem de forma mais segura, a fim de resguardar a sua vida e do passageiro. A diretora de Trânsito do STTRANS, Fábia Sena, pontua a importância de colocar em prática no dia a dia o que é adquirido na teoria.
“Eu acredito que a educação é transformadora, e antes da fiscalização, é preciso informação. O que será que nós estamos fazendo para promover um trânsito mais seguro? As normas de trânsito tendem a passar por modificação, por isso, é necessário conhecê-las e praticá-las no dia a dia, para que possamos salvar vidas”, afirma a diretora da STTRANS.
O mototaxista e aluno do curso, Ricardo de Araújo do Santos diz está muito feliz por saber que os órgãos de trânsito valorizam categoria:
“Nós nos alegramos porque nos sentimos valorizados pelos órgãos públicos, principalmente nesse momento em que estamos buscando nos legalizar para exercer nossa função aqui no município de Santana”, afirma Ricardo dos Santos.
A escola pública de trânsito do DETRAN – AP irá estender a programação de formação para todos os profissionais do  transporte em todos os municípios do Amapá.
Contato
Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana

Última modificação: 13 de junho de 2022

Comments are closed.