Prefeitura Municipal de Santana

Santana reúne pets para a 1ª Cãominhada

29 de abril de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: José Baia.

Neste domingo, 28, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habilitação-SEMDUH, realizou a primeira Cãominhada.

O evento é do Governo do Estado do Amapá por meio da Secretaria Estadual de Bem-Estar Animal. A ação faz parte do Abril laranja, mês de combate à prevenção aos maus tratos dos animais.

Segundo a Secretaria Laudenice Monteiro essa é a terceira cãominhada no estado. “Parabéns, Santana por receber o chamado deste evento tão importante. Estamos trabalhando em todo o estado para implantar políticas públicas. E para quem não sabe somos a pioneira no Brasil como Secretaria da Saúde-Estar Animal de Estado, somos referência”, disse Monteiro.

O percurso foi de 60 km, teve distribuição de camisas, bandanas, água e brindes para os pet’s.

Na oportunidade o Prefeito Bala Rocha assinou o Projeto de Lei criando a Coordenadoria Municipal de Bem Estar Animal.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: José Baia.

“Eu estou extremamente feliz em estar hoje aqui assinando este decreto; uma vez que a luta pela causa vem de muito tempo. Eu sempre procurei escutar todos e o resultado hoje é a assinatura do Projeto de Lei que vamos estar encaminhando à Câmara de Vereadores de Santana. O trabalho é grande, mais será gratificante. Hoje tivemos dois grandes eventos, um foi a Cãominhada a maior do estado até este momento, e a segunda foi a criação da Coordenadoria. Parabéns para todos os envolvidos.”, disse o Prefeito Bala Rocha.

A estudante Laisa Vanessa de Lima recebeu e atendeu o chamado da Cãominhada e levou a pequena Flora de 1.8 meses. “A Flora tem uma deficiência visual, recebemos ela com muito carinho e amor. Ela foi doada para nossa família e desde esse dia, nossas vidas mudaram para melhor. Ela trouxe tanto carinho que não conseguimos mais viver sem ela.”, disse.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: José Baia.

O secretário da SEMDUH, Rony Douglas, destacou a importância deste evento.
“Somos a favor da conscientização e prevenção dos nossos animais como um
todo. Esse foi o primeiro passo, vamos juntos criar políticas em prol desta causa”, disse.

Participaram do evento ONGs, Pet Shops, Clínicas Veterinárias do município, vereadora Helena Lima, vereador Adelson, Secretariado municipal, comunidade e imprensa.

Keila Góes

Assessoria de Comunicação/SEMDUH