Prefeitura Municipal de Santana

Santana inicia varredura vacinal para combater ocorrências de sarampo e influenza

30 de agosto de 2021

Nesta segunda-feira, 30, a Prefeitura de Santana, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), iniciou o trabalho de prevenção e combate ao sarampo e à influenza no município. Objetivo é realizar a busca ativa e o bloqueio vacinal para a prevenção em áreas de ocorrência e suspeitas de sarampo nas últimas 12 semanas, e nas regiões mais populosas de Santana.

O prefeito Bala Rocha acompanhou o início da varredura, que começou com a imunização de casa em casa na comunidade do Ambrósio, e explicou que a vacinação em massa atingirá a população de 6 meses à 59 anos: “É importante destacar que a ação contará com apoio do Governo do Estado, num esforço conjunto que permitirá o bloqueio vacinal, interrompendo a circulação do vírus e evitando a ocorrência de casos de sarampo em Santana. Portanto, é importante que as famílias colaborem, recebam as equipes de saúde e se vacinem”, convocou o gestor.

A especialista em Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Lely Guzman, destaca que, em 2019, o Brasil perdeu a certificação de país livre do vírus do sarampo, e a doença é uma preocupação nacional e internacional. “Para diminuir o risco da ocorrência de sarampo, as ações de vacinação são intensificadas, para imunizar o maior número de pessoas. Precisamos interromper a circulação do vírus nos cinco municípios no Amapá, incluindo regiões de fronteira e precisamos da adesão da população à campanha”, enfatizou.

A varredura vacinal também ocorrerá nos municípios de Macapá, Mazagão, Porto Grande e Oiapoque. “O Estado tem buscado várias estratégias para alcançar o maior número de pessoas imunizadas e Santana tem se empenhado em proteger a sua população. É importante que as pessoas fiquem atentas e recebam as equipes de saúde, que estarão identificadas levando a vacina até as residências. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia.

Durante a busca ativa, as equipes de saúde reforçarão também a imunização contra a gripe (influenza). Até o momento, o município registra 33.543 doses aplicadas, o equivalente à 81,8% da população. Entre os imunizados já estão 9.408 crianças, 2.424 gestantes, 5.193 idosos, 1.113 professores e 1.229 profissionais da saúde, de uma estimativa de 40.982 pessoas a serem vacinadas em Santana.

Para se vacinar, basta receber as equipes que estarão nos bairros de casa em casa. Quem não estiver na residência durante a varredura, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se imunizar.

Notificações de sarampo em Santana

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), 65 casos de sarampo já foram notificados este ano, sendo 25 positivos da doença. As regiões com maior incidência são os bairros Remédios II, Provedor I, Paraíso, Parque das Laranjeiras e o distrito de Anauerapucu. Do total de notificações, 23 casos foram descartados e 17 estão em investigação.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 30 de agosto de 2021

Comments are closed.