Prefeitura Municipal de Santana

Sábado (27) tem testagem rápida para a Covid-19 em Ilha de Santana

25 de fevereiro de 2021

 

A Unidade Básica de Saúde do distrito Ilha de Santana estará aberta neste sábado (27/02) para realização de testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus. O atendimento ocorrerá de 9h às 17h, exclusivamente para pessoas assintomáticas (sem sintomas), de qualquer idade.

O mutirão de testagem rápida é mais uma ação da Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para enfrentamento e prevenção à Covid-19. Os testes serão realizados por profissionais do Centro Laboratorial do Município (CELAB), com auxílio técnico de alunos do curso de Análises Clínicas do Grupo Madre Tereza, supervisionados por biomédicos, farmacêuticos e servidores da Semsa, que validarão todos os resultados. Serão ofertados 500 testes rápidos para detecção da Covid-19.

Para fazer o teste rápido da Covid-19, a pessoa deve apresentar documentos pessoais e cartão SUS. Caso alguém apresente resultado positivo para Covid-19, será encaminhado para atendimento na Unidade Sentinela – Covid-19 do município.

O teste rápido

O teste rápido é feito a partir de uma amostra de sangue em contato com o dispositivo de testagem, o qual detecta a presença de anticorpos IgM e IgG. O IgM indica infecção recente e que o indivíduo ainda pode estar transmitindo o vírus. Já o IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que tecnicamente lhe conferem imunidade à COVID-19.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Última modificação: 26 de fevereiro de 2021

Comments are closed.