Prefeitura Municipal de Santana

’RAM’S vai à escola: Evento leva rede de proteção à mulher para dentro do ambiente escolar´

7 de março de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Luana Silveira.

Em mais uma atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS) e demais secretarias, levou a Rede de Atendimento à Mulher, as “RAM’S”, para dentro da Escola Municipal Pe. Ângelo Biraghi, no bairro Paraíso.

Na ação desta quarta-feira, 6, representantes de diversas instituições explicaram o papel de suas entidades no processo de acolhimento, encaminhamento, resolução e tratamento de mulheres em situação de violência.

O prefeito Bala Rocha fez uma visita breve à reunião, mas mostrou-se contente com a iniciativa, relembrando os primeiros passos da ativista Ester de Paula, uma das pioneiras a lutar pela causa feminina.

Acervo Prefeitura de Santana.

“A Rede tem o dever de trabalhar no combate e na defesa dos direitos das mulheres, e Santana tem que ser exemplo, porque foi daqui que nasceu Ester de Paula, que foi Secretária de Estado e implantou essa política de proteção às mulheres. Portanto, vêm aí o dia 08, e nós teremos grandes reuniões em Santana, para homenagear as mulheres”, enfatizou o gestor municipal.

O evento contou com a presença de representantes da Polícia Científica do Amapá (PCA), Promotoria, Defensoria e Juizado da Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher do município, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e secretarias municipais de Educação e de Assistência Social (Semasc).

Acervo Prefeitura de Santana.

“A ação visa proporcionar aos munícipes o entendimento do fluxograma da RAM’S, por exemplo, que é o primeiro local que a mulher em situação de violência deve ir. Esse encontro busca fortalecer a Rede e as políticas públicas voltadas para as mulheres”, disse Léa Soryan, titular da SPPMS.

A programação é parte da campanha “Momento com Elas: Eu Empreendo com Você”, uma iniciativa da Prefeitura de Santana, que conta com o apoio de vários parceiros, e vai ocorrer no mês de março com oferta de palestras, atendimento médico e psicossocial, fomento ao empreendedorismo, oficinas e uma série de atividades gratuitas em Santana e nas redondezas, como o Distrito de Igarapé do Lago.

Acervo Prefeitura de Santana.

A ativista social Ester de Paula afirma que a proposta da atividade é simplificar o cotidiano da vítima e, para tal, é necessário que a Rede trabalhe de forma integrada.

“É um trabalho integrado para otimizar o atendimento dessa mulher em situação de violência. Por isso, é importante que a Rede se conheça, converse entre si, para executar um trabalho integrado, não um trabalho em ilha, mas sim integrado”, declarou Ester de Paula.

A próxima agenda acontece nesta sexta-feira, 8, no Templo Central da Assembleia de Deus, com atividades que começam pela manhã e finalizam à tarde. Confira:

Haverá palestra proferida pela administradora e missionária Sara Guilherme
Tema: “Floresça como Girassol e Ache a Luz” – voltado às mulheres que são atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Palestra sob a responsabilidade da psicóloga Ruimarisa Lámpsi
Tema: “Alta Performance no Universo Feminino” – o público-alvo são as colaboradoras da Prefeitura Municipal de Santana

Luana Silveira
Assessora de Comunicação