Prefeitura Municipal de Santana

Projeto Mais Visão atende mais beneficiários com cirurgias de catarata                                         

30 de junho de 2020

A luz e as cores do mundo não são mais apenas lembranças, são devolvidas graças ao procedimento cirúrgico que retira a catarata dos olhos, um procedimento realizado exclusiva e gratuitamente pela Prefeitura de Santana desde março de 2019 através do Projeto Mais Visão. O município é o único do Amapá a contar com essa iniciativa.

As cirurgias de catarata continuam mesmo em meio a pandemia. As equipes de saúde redobram os cuidados de proteção e as recomendações sanitárias e a lista dos beneficiários só aumenta. Até o momento, mais de 200 pessoas já tiveram a visão devolvida através do projeto. A 11ª turma, que passou pelos procedimentos nesta terça-feira, 30/06, é composta por vinte pacientes.

Os recursos utilizados no programa foram destinados pelo senador Davi Alcolumbre à Atenção Básica do município e permutados para execução do Mais Visão.

 

Como fazer

O Mais Visão está sob a administração da Policlínica Dr Alberto Lima e os interessados em passar pelo procedimento devem, inicialmente, buscar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação do clínico geral. Constatada a necessidade da cirurgia, o paciente é encaminhado ao oftalmologista.

Com o encaminhamento, o munícipe deve buscar a direção da Policlínica para agendamento da consulta com o especialista. O oftalmologista dará continuidade aos trâmites como realização de exames e marcação da cirurgia, se assim for necessário.

 

Dia da cirurgia

Para o procedimento, os pacientes são orientados a irem como uma roupa confortável e orientações para a família sobre a higienização também são repassados. Todos os beneficiários contam com o apoio e acolhimento da gestão durante toda o processo, inclusive depois da cirurgia.

Após o procedimento propriamente dito, o paciente recebe um kit de medicamentos para a fase pós cirúrgica. Nele contém a receita médica, dois colírios (antibióticos) e um óculos de sol para proteção nos próximos vinte dias que virão.

Para segurança total dos beneficiários, a Prefeitura de Santana conta com a parceria da Clínica Pró Visão, que é responsável pelas cirurgias e acompanhamento.

Onde ir

A Policlínica Alberto Lima fica localizada Rua Cláudio Lúcio Monteiro, Travessa M. Carvalho, 13 – bairro Daniel. A direção da unidade também disponibiliza o contato (96) 99901-5904 para que as pessoas possam buscar informações e tirar possíveis dúvidas sobre o projeto.

Última modificação: 26 de setembro de 2020

Comments are closed.