Prefeitura Municipal de Santana

Programa Tempo de Aprender: Prefeitura de Santana realiza capacitação para assistentes de alfabetização

31 de março de 2023

A Prefeitura de Santana esteve realizando, nesta sexta-feira, 31, formação para assistentes de alfabetização do programa Tempo de Aprender.

“O programa Tempo de Aprender tem o intuito de alfabetizar as crianças que estão com dificuldades, e os assistentes vão auxiliar os professores dentro de sala de aula. Após o período de enturmação, será detectado o nível de leitura das crianças”, afirmou a chefe de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Solange Silva.

Os assistentes de alfabetização são pessoas da comunidade, podendo ser pais de alunos que são pedagogos ou fazem o curso de pedagogia. Eles irão trabalhar a alfabetização específica para os alunos que estão com dificuldades de acompanhar o nível da turma, através do processo de enturmação, feito pela equipe pedagógica e o professor da turma.

“O programa Tempo de Aprender atende 22 escolas e todas possuem assistentes alfabetizadores para auxiliar os professores do 1º ao 2º ano, acompanhando os alunos em fase de alfabetização”, disse o coordenador municipal do Programa Tempo de Aprender, Manoel Negrão.

O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de: aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o Programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:

 

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização;

Eixo 2: Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização;

Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização;

Eixo 4: Valorização dos profissionais da alfabetização.

 

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Secretaria Municipal de Educação

Última modificação: 31 de março de 2023

Comments are closed.