Prefeitura Municipal de Santana

Profissionais do SAMU participam de curso de aperfeiçoamento

28 de maio de 2021

Os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Santana, participaram do curso de aperfeiçoamento sobre Treinamento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Uso de equipamentos para imobilizações em vítimas de trauma (acidentes). A capacitação ocorreu durante esta sexta-feira (28), e reuniu cerca de 30 profissionais, entre condutores socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, da equipe que atua na unidade do município.

A capacitação teve o objetivo de atualizar e aprimorar habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais, para atuação diante de situações de urgência, com ações de primeiros socorros. Esta foi a segunda etapa da capacitação, que abordou mobilização de trauma, manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e primeiros socorros. O módulo teórico e prático do curso, foram conduzidos pelo coordenador do Núcleo de Educação e Urgência do SAMU, enfermeiro Robson Adachi e pela especialista em Urgência e Emergência, enfermeira Idailane Barrozo.

O coordenador municipal do Samu, Celso Gemaque, explicou que uma das abordagens foi a Reanimação Cardiopulmonar (RPC), que é uma manobra essencial que deve ser praticada quando a respiração e os batimentos cardíacos de alguém param subitamente, os quais acontecem por muitas causas. “Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente. A educação continuada é a base do aperfeiçoamento do socorrista e o treinamento é importante para que a equipe esteja atenta às novas técnicas, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população”, acrescentou.

Além de técnicas e protocolos do RPC, o curso também abordou o atendimento e avaliação de pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19. O SAMU de Santana atende semanalmente em média 40 ocorrências, a maioria, pacientes acometidos pelo coronavírus.

 

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 28 de maio de 2021

Comments are closed.