Prefeitura Municipal de Santana

Profissionais da saúde recebem capacitação para tratamento da tuberculose

24 de outubro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura Municipal de Santana.

Na última quinta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, que durou dois dias, finalizando na sexta-feira, 21. A programação aconteceu no horário da manhã das 8 às 13h, no auditório da Escola Estadual Professora Elizabeth Picanço Esteves, com o objetivo de atualizar os profissionais sobre os cuidados com a doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch. A doença afeta os pulmões, podendo também acometer outros órgãos, por isso é necessário uma abordagem qualificada, desde o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo da capacitação é preparar os profissionais para realizarem um atendimento mais especializado na atenção primária e melhorar os indicadores do município.

A enfermeira e responsável técnica do Programa de Tuberculose do município de Santana (Vigilância Epidemiológica), Ana Célia, fala da importância dessa qualificação: “Nós reunimos os profissionais para compartilharmos as experiências, dessa forma, conseguimos prepará-los para atenderem os pacientes diagnosticados com tuberculose de forma mais qualificada, além de todo conteúdo passado nas palestras”, conta a responsável técnica.

Ívina Oliveira – Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)

Contato: (96) 99128-4686

Última modificação: 24 de outubro de 2022

Comments are closed.