Prefeitura Municipal de Santana

Prevenção do câncer de mama é tema de seminário da campanha Outubro Rosa em Santana

6 de outubro de 2021

Para alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza na próxima sexta-feira, 08 de outubro, o “Seminário Prevenção é Vida!”. A ação acontecerá no auditório da Escola GPC, das 8h às 13h. A programação reunirá especialistas para abordar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, com o objetivo de intensificar a importância do cuidado que a mulher deve ter com a saúde.

“Será uma ação para compartilhar informações relevantes sobre o câncer de mama e de colo de útero para toda a população, conscientizando sobre a importância da detecção precoce, realização das mamografias e como enfrentar o câncer de mama”, destacou a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

O seminário contará com a presença do especialista em mastologia, ginecologia e obstetrícia, Drº Mauro Secco, que ministrará palestra com o tema “Câncer de mama no Amapá – aspectos epidemiológicos e ações de prevenção para a detecção precoce”. Drº Mauro Secco é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia/AP e da Associação Médica Brasileira (AMB)/AP, é membro titular da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e possui título de Habilitação em Mamografia. O especialista também é professor adjunto do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, é doutor em Ciência pela UNIFESP e preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFAP.

Haverá ainda palestra com o tema “Hospital de Amor e o papel dos serviços de saúde na detecção do câncer de mama”, que será ministrada pela especialista em Saúde da Família e enfermeira do Hospital do Amor em Macapá, Rafaela Oliveira. A abordagem continuará com o tema “Vacina HPV na prevenção do câncer de colo de útero no Amapá”, que será ministrada pela especialista em Epidemiologia e Saúde da Família, mestranda em Vigilância e Gestão em Saúde, a coordenadora de Imunização do Amapá, enfermeira Andrea Marvão.

A entrada será gratuita e aberta aos profissionais de saúde e à comunidade. Pessoas interessadas em participar da programação, podem procurar a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a programação:

08h – 8h30 – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h – Tema: Câncer de mama no Amapá – aspectos epidemiológicos e ações de prevenção para a detecção precoce.

Palestrante: Drº Mauro Secco – Especialista em Mastologia – RQE 43; Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – RQE 45; Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia/AP; Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)/AP; Membro Titular da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia; Título de Habilitação em Mamografia; Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP; Doutor em Ciência UNIFESP; Preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFAP.

10h – 10h15 – Intervalo

10h15 – Tema: Hospital de Amor e o papel dos serviços de saúde na detecção do câncer de mama.

Palestrante: Enf. Rafaela Oliveira – Especialista em Saúde da Família, Enfermeira do Hospital do Amor em Macapá.

11h15 – Tema: Vacina HPV na prevenção do câncer de colo de útero no Amapá.

Palestrante: Enf. Andrea Marvão, Enf. Especialista em Epidemiologia e Saúde da Família, Mestranda em Vigilância e Gestão em Saúde, Coordenadora de Imunização do Amapá

12h30 – Encerramento

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 6 de outubro de 2021

Comments are closed.