Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura reforça ações de combate à malária em Ilha de Santana

23 de junho de 2021

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de mosquiteiros impregnados de inseticidas de longa duração (MILD) para o controle da transmissão da malária em comunidades do distrito Ilha de Santana. A ação foi executada pela equipe de agentes de endemias do Departamento de Vigilância Ambiental, com o objetivo de proteger a saúde dos moradores que residem em áreas endêmicas de doenças infecciosas.

De acordo com o Departamento de Vigilância Ambiental, a instalação de mosquiteiros ocorre em áreas que apresentam maior risco epidemiológico para a ocorrência de casos de malária, doença que é causada por um tipo de protozoário (Plasmodium), transmitido por meio da picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. “Foram entregues 110 mosqueteiros para cobertura de redes e 60 para cama, que ajudam na redução dos riscos de transmissão da doença”, informou a chefe do Departamento, Odete Lima.

Foram beneficiadas famílias que moram nos ramais do Carapina, Areal, Sapatão, colônias do Prata, Serraria Contreira e vila da Ilha de Santana. Além da instalação dos mosqueteiros, ações de educação em saúde para os cuidados necessários para eficácia dos mosquiteiros no combate à malária, também foram realizados, além de teste rápido para malária.

De janeiro a maio deste ano, Santana registrou 22 (3 falciparum e 19 vivax) casos de malária, apresentando uma redução de 87,9% em comparação com o mesmo período do ano passado, onde já foram registrados 183 casos (15 falciparum + 168 vivax).

O trabalho de instalação de mosquiteiros continuará em outras comunidades do município priorizando áreas de acordo com critérios epidemiológicos.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 23 de junho de 2021

Comments are closed.