Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura realiza blitz educativa e panfletagem em alusão ao Dia da Malária nas Américas

10 de novembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de Controle à Malária, realizaram nesta terça-feira, 08 de novembro, uma Blitz educativa na Avenida Santana, na Área Portuária, em frente à Praça da Bíblia, em Santana. Todos que passaram por lá receberam panfletos com orientações, no intuito de incentivar a participação da população na batalha contra a malária.

De acordo com a coordenadora do Programa de Malária Municipal de Saúde de Santana, Janaina Morales, é importante celebrar o processo de eliminação da doença:

“Nós estamos hoje em um quadro de eliminação da malária no nosso município, é fundamental que a população compreenda os sintomas e que se dirija à uma das nossas Unidades de notificação se houver algum sinal da doença, assim podemos iniciar o tratamento e a investigação evitando que aconteça uma infestação.”

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

O objetivo é incentivar a população a combater o mosquito, através de orientações sobre os sinais, sintomas, prevenção e apresentar-los nas Unidades Básicas que funcionam como pontos de notificação. Através das campanhas e dos dados coletados é notável a diminuição nos números de casos de malária em Santana. No ano de 2019 houveram 1.514 casos e, em 2022, até o mês de outubro, somente 14.

“De três anos para cá, o número de casos autóctones vem reduzindo gradativamente, de janeiro a outubro de 2022, reduzimos 70% os números de casos, em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, o município contabiliza apenas 14 casos e para que a gente realmente consiga entrar no quadro de eliminação, é fundamental a contribuição de todos os munícipes”, disse a apoiadora Municipal de Prevenção e Controle da Malária, Clícia Galardo.

Ivina Oliveira

Assessora de comunicação | Secretária Municipal de Saúde

Última modificação: 10 de novembro de 2022

Comments are closed.