Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura entrega kits de proteção para equipes da Estratégia Saúde da Família

18 de março de 2020

Nesta quarta-feira, 18, as equipes que compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Santana começaram a receber kits de proteção contra o coronavírus. O material será utilizado durante as visitas domiciliares que são realizadas em comunicação direta com Centro de Operações Emergenciais(COE), montado pela Prefeitura de Santana para monitorar os possíveis casos de COVID-19. O kit contém máscara apropriada e álcool 70%, como preconiza o Ministério da Saúde durante o combate à pandemia no país.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visa proteger os profissionais que compõem as trinta equipes da ESF em Santana, são eles que, muitas vezes, atendem e realizam as primeiras avaliações de casos suspeitos da doença.

Cada equipe é composta por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos e médicos. Eles estão na ponta do perigo, como explica Joyce Nazário, coordenadora da Estratégia Saúde da Família em Santana: “esses profissionais estão na ponta do atendimento, não existe quarentena para quem é da saúde nesse momento, mas é preciso que as equipes estejam protegidas, por isso a Semsa organizou esse kit emergencial de segurança. É fruto da sensibilidade da gestão”, disse a coordenadora.

A enfermeira Waleska Dias recebeu o material e disse que será muito útil no cotidiano do trabalho: “estamos todos apreensivos, mas nossas equipes não vão parar, é importante que estejamos protegidos. Agradecemos a iniciativa”.

 COVID-19

Até este momento não existem casos suspeitos ou confirmados em Santana, mas a proximidade com a capital e o porto marítimo torna o município mais vulnerável, por isso, a Semsa agilizou medidas de enfrentamento à doença e atendimento ao cidadão. O Centro de Operações Emergenciais foi montado na Policlínica Maria Tadeu, no bairro Paraíso, e conta com sete números de telefone disponíveis de 07h às 19h.

“A saúde municipal correu para tomar as medidas necessárias e contamos com a sensibilidade do prefeito Ofirney, que não mediu esforços para organizar tudo e manter a rede de atendimento apta para enfrentar a pandemia. Nossos profissionais não pararam e estão prontos para esse momento, que, se Deus quiser, não deve afetar fatalmente nenhum de nossos munícipes”, concluiu Maira Carvalho, secretária municipal de Saúde.

Os telefones de atendimento do COE são 96 99175-1206; 96 99188-4376; 96 99104-4321; 96 99153-6136; 96 99105-2424 e 96 99188-0038

Primeiras enfermeiras a receberem os kits que serão distribuídos para os profissionais de suas equipes

 

Última modificação: 26 de setembro de 2020

Comments are closed.