Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana realiza vacinação itinerante contra a Covid-19 nos bairros

6 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, e a Superintendência de Vigilância em Saúde – SVS, iniciou um cronograma de vacinação itinerante para reforçar a imunização dos santanenses contra a Covid-19. A medida tem como objetivo aumentar a número de moradores imunizados, alcançando aquelas pessoas que já estão aptas, mas ainda não se vacinaram.

“Organizamos uma unidade volante para atingir bairros mais distantes, ou sem unidade de saúde com sala de vacina disponível para imunização contra a Covid-19. A ideia é também transportar a vacina para supermercados, praças e feiras, locais com grande circulação de pessoas”, explicou a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

A vacinação itinerante ocorre para o público que está com a 1ª, 2ª ou 3ª dose da Covid-19 em atraso, ou seja, 3ª dose para pessoas a partir de 18 anos que completaram cinco meses após a 2ª dose da CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca; antecipação da 2ª dose da Pfizer para quem já completou 21 dias após a 1ª dose; 2ª dose da Astrazeneca para quem já completou dois meses após a 1ª dose. Além da 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos, adultos a partir de 18 anos que ainda não se vacinaram, grávidas e puérperas e; 2ª dose de coronavac.

No bairro Jardim de Deus I, o zelador Edilson Alves, de 49 anos, aproveitou para receber a 2ª dose, que estava atrasada: “Eu moro aqui perto e o posto de vacinação é um pouco distante, por isso ainda não tinha ido. Muito boa a iniciativa”, disse o morador.

A vacinação itinerante iniciou no último sábado, 03, e já percorreu o bairro Parque das Laranjeiras e atualmente está no bairro Jardim de Deus e áreas adjacentes. O cronograma inclui ainda, bairros Igarapé da Fortaleza e Jardim Floresta, além de supermercados no centro da cidade e a feira do agricultor do bairro Remédios.

Importante lembrar que a vacinação é feita somente com apresentação de documentos pessoais, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação.

Dados da vacinação

De acordo com o Painel de Monitoramento da campanha de vacinação contra a Covid-19, atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, até o momento, o total de doses recebidas no município é de 164.696 doses. Destas, 146.482 doses aplicadas, sendo 81.824 como 1ª dose (85%), 56.945 como 2ª dose (59%) e 5.318 doses de reforço.

“Diante do cenário e a preocupação com a nova variante, a imunização se torna ainda mais importante. Por isso pedimos que as pessoas fiquem atentas à vacinação itinerante e vacinem-se”, enfatiza a secretária.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 6 de dezembro de 2021

Comments are closed.