Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana realiza entrega de novos equipamentos para a sala de Raio-X

4 de outubro de 2022

Foto: Crysiano Mendes | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana realizou a entrega dos equipamentos que farão os exames de raio-x no município. O ato aconteceu nesta sexta-feira, 30 de setembro, na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, localizada na Avenida Castelo Branco, nº 530, no bairro Paraíso, às 10h.

Com esta entrega o Município irá possibilitar 26 tipos de exames de raios-x, como: Crânio, seios da face, ossos do nariz, tórax, coluna cervical, coluna dorsal, coluna lombar, coluna toraco Lombar (escoliose), abdômen simples, abdômen agudo, bacia, quadril (articulação coxo-fêmur), ombro, escapula, clavícula, braço, cotovelo, antebraço, punho, mão, fêmur ou coxa, joelho, perna, tornozelo, calcâneo e pé:

“Podemos dizer que esta é uma grande vitória, estamos conseguindo vencer o atraso do passado. Este raio-x é fundamental para a população que tanto necessita desse exame, que é imprescindível para diagnósticos clínicos, então é muito importante para nós, disponibilizar para a população esse raio-x”, disse o prefeito Bala Rocha.

Foto: Crysiano Mendes | Acervo PMS.


Esse feito só foi possível através de emendas do Senador Randolfe Rodrigues que destinou em 2019 o valor de 130 mil reais para compra da reveladora de raio-x. Além disso tivemos uma emenda de programa, de 2013, no valor de 100 mil reais, que custeou a compra do aparelho de raio-x. Também tivemos o apoio de emendas parlamentares concedendo recursos de custeio para a reforma da sala e a contrapartida do município com recursos para realizar as adaptações do ambiente, assim como as identificações e computadores:

“Este raio-x vai nos possibilitar atender todas as esferas de diagnóstico, de reabilitação dentro da Atenção Primária e Básica. Esse recurso dá em média 240 mil, que foi utilizados e estamos muito felizes com este momento que é histórico para a gente, pois era um anseio da população e nossa também, sem dúvidas é mais um importante avanço na saúde de Santana”, expressou a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Foto: Crysiano Mendes | Acervo PMS.


Para marcar um exame de raio-x é necessário que os munícipes apresentem os documentos de identidade, cartão do SUS e o encaminhamento do médico. Os dias de marcação acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 08 horas da manhã.

Ívina Oliveira
Assessora de Comunicação
Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação: 4 de outubro de 2022

Comments are closed.