Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana realiza ação em parceria com a Associação do Amor

1 de junho de 2022

A prefeitura de Santana em parceria com a Associação do Amor – Prevenção ao Câncer, promoveu nesta sexta-feira, 27, uma ação preventiva para as crianças na Escola Pe. Angelo Biraghi. O objetivo foi elavancar as formas de prevenção e os cuidados que se deve ter com o câncer. A programação contou com a ajuda do Programa Saúde na Escola, que ofertou serviços de vacinação para as crianças e seus familiares, somando com as palestras que foram realizadas no decorrer do evento.

Imagem: acervo PMS

A vice-presidente da Associação Antônia Guedes, conta que a Associação surgiu através da dor de perder pessoas próximas: “A nossa Associação surgiu com a dor, mas também com a vontade de fazer algo em Santana, pois é um município muito grande. É bastante relevante a ajuda que a gestão tem fornecido para nós”. A maior luta do grupo é levar informação sobre as formas de prevenção e também falar sobre a importância de fazer os exames: “Nós fechamos uma parceria com a Secretaria de Saúde e o Hospital do Amor, para intensificar a realização dos exames de mamografia e de PCCU, com a finalidade de fornecer uma maior acessibilidade para as mulheres em conseguir chegar a um diagnóstico”, explicou.
Pedro de Freitas Moreira é um membro atuante da Associação que também faz tratamento contra o câncer, relatou a emoção de ter vencido a doença: “A estimativa que temos hoje é que de 100 pessoas que fazem tratamento de Câncer, 80 não sobrevivem, é uma doença silenciosa e traiçoeira. Eu faço parte dessa minoria que foi diagnosticado a tempo de conseguir fazer o tratamento, eu tenho sequelas que levarei para o resto de minha vida, mas agradeço todos os dias por estar vivo” relatou.
Ívina Oliveira 99128-4686
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA

Última modificação: 1 de junho de 2022

Comments are closed.