Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura de Santana inicia discussões do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana do município

7 de fevereiro de 2023

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Santana realizou o início das discussões em torno da implantação do Plano Diretor e de Mobilidade do município. Representantes da comunidade, vereadores, grupos sociais e associações de moradores, puderam acompanhar o detalhamento e as principais diretrizes, estratégias e ações que serão desenvolvidos nos próximos anos.

O evento abordou temas, problemáticas e instrumentos  para a implantação do Plano Diretor e de Mobilidade. Um dos objetivos consiste na elaboração de um plano de comunicação e participação social que buscará a inserção popular, assim como a estrutura de atividades. O prefeito Bala Rocha, acompanhou as discussões e destacou a importância dos debates.

 

“O plano diretor e de mobilidade, são dois importantes avanços que teremos nos próximos anos e é participativo. A comunidade precisa estar atenta as datas das reuniões em cada bairro, queremos ouvir a população. Essa construção tem como principal objetivo, garantir a melhor qualidade de vida da população, uma cidade melhor. Tenho certeza que em breve teremos um trânsito melhor, uma economia melhor, aspectos ambientais melhores e a sociedade de um modo geral, melhor”, disse Bala Rocha.

 

As discussões em torno do Plano Diretor e de Mobilidade, irá realizar oficinas de leitura comunitária nos bairros que deverá colaborar na construção de políticas públicas. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Helder Lima, considera fundamental, a participação popular.

 

“É um conjunto de ações que serão discutidas com a população, a respeito desse projeto que vão ajudar a criar uma cidade melhor. Dessa forma, estamos contribuindo e garantindo, o direito de ir e vir das pessoas”, afirmou.

 

O projeto de execução e construção dos produtos relacionados ao Plano Diretor e de Mobilidade, será coordenado pela EGL Engenharia, com a supervisão direta da administração municipal. O arquiteto e urbanista da empresa, Alex Laranjeira, considera que o município possui potencialidades que pode ser muito importantes na construção dos planos.

 

“Já conseguimos identificar algumas potencialidades, como as vias da cidade, que são largas. Nelas, podemos explorar por exemplo, ciclo vias ou ciclo faixas. Ou então, corredores exclusivos para ônibus. Isso, facilmente ajuda na melhoria do transporte público”, finalizou Laranjeira.

 

O Plano Diretor e de Mobilidade se estende até o dia 11 de fevereiro, com debates, discussões e a realização de oficinas comunitárias nos bairros da cidade.

 

Jonhwene Silva

Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 7 de fevereiro de 2023

Comments are closed.