Prefeitura Municipal de Santana

Prefeitura assina protocolo de intenções para atuação da Robô Glória em Santana

31 de março de 2022

Na manhã de hoje, 30, o Prefeito de Santana, Bala Rocha assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Glória, firmando parceria para combater a violência física, psicológica e moral contra a mulher. A robô Glória é uma inteligência artificial que coleta dados de diversos projetos para prestar escuta e acolhimento às mulheres vítimas de violência.

 

“Somos pioneiros no norte do Brasil em trazer a Glória que é espaço aconchegante para a mulher contar seus desafios, dificuldades e tudo o que ela vem passando. Nosso propósito é sempre fazer o melhor pelas mulheres santanenses, e é importante lembrar que política da mulher não se faz apenas com mulheres. Esse é um gigantesco passo para Santana”, afirmou o Prefeito.

 

A plataforma será apresentada à população na 1ª Feira Empreender Mulher de Santana, que inicia hoje às 17h, na quadra da escola Augusto Antunes. A Glória é uma idealização da Professora Dra. Cristina Castro Lucas, da Universidade de Brasília, que junto de outros entusiastas fez nascer o sistema operacional, criando uma rede de apoio segura e de fácil acesso.

Imagem: acervo PMS (Foto: Criysiano Mendes)

“O objetivo da inteligência artificial Glória é criar um ambiente seguro, confidencial e acolhedor para mulheres e meninas, contra qualquer tipo de violência. E quanto mais mulheres relatam suas experiências com a Glória, ela consegue ajudar outras mulheres com mais eficiência”, declarou Cristina Castro.

 

A Glória busca assegurar o atendimento de saúde em instituições em situações de vulnerabilidade, reduzir o fluxo de atendimentos presenciais no sistema público de saúde, prover o direito de proteção dos dados dos atores envolvidos. O teleatendimento se dá através da plataforma, conectando profissionais voluntários da área da saúde com pessoas em busca de acolhimento, em cabines instaladas em locais públicos e seguros.

 

É importante ressaltar à população que o atendimento feito pela Glória não substitui a denúncia às forças policiais nem o comparecimento aos postos de saúde no caso de violência física e sexual de qualquer tipo. O registro da ocorrência, seja através de um boletim de ocorrência, seja nos formulários do SUS, continua imprescindível para o efetivo combate à violência contra mulheres e meninas.

 

Renata Rodrigues

Prefeitura de Santana

Última modificação: 31 de março de 2022

Comments are closed.