Parceria entre Prefeitura e Fecomércio garante saúde bucal e testes rápidos de Covid para o município

30 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Santana e o Sistema Fecomércio, através do Serviço Social do Comércio (Sesc/AP) renovaram na sexta-feira (29), o convênio para a permanência da Unidade Móvel do OdontoSesc, programa itinerante voltado à promoção de saúde bucal. A parceria garante a ampliação dos atendimentos de odontologia voltados à população até o mês de julho.

Durante o ato de assinatura do Termo de Convênio, o prefeito Bala Rocha disse que a parceria com o Sistema Fecomércio é parte de um conjunto de medidas e melhorias planejadas para a cidade. “Esse é um programa que visa a promoção, prevenção e restauração da saúde bucal e queremos motivar a nossa população a buscarem esse atendimento, a cuidarem da saúde”, acrescentou.

O presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino, saudou a boa recepção da gestão para a renovação do convênio e destacou a importância da amplitude social que o programa tem, cujo objetivo é a educação para a saúde bucal, através da assistência odontológica à comunidade. “O objetivo da carreta é servir e atrair a população para esse atendimento, porque as pessoas merecem esse cuidado e acesso aos serviços odontológicos”, enfatizou Viterbino, colocando o sistema Fecomércio a disposição da gestão.

A unidade móvel do OdontoSesc está localizada na Escola Municipal Gentila Nobre, no bairro Paraíso e por meio de uma clínica montada em uma carreta, a unidade conta uma infraestrutura para atender consultas diárias, de forma gratuita para a população local. Os serviços ofertados desde tratamento de caries, extrações dentárias, limpeza, aplicação de flúor a urgências endodônticas. A Prefeitura divulgará o novo cronograma de atendimentos, com horário e protocolo para agendamentos.

Doação de 7 mil testes da Covid-19

Na ocasião, o Sesc/AP também fez a doação de 7 mil testes rápidos para detecção da Covid-19 e diagnóstico mais rápido da doença. Os insumos serão destinados para a testagem da população atendida nas Unidade Sentinela Maria Tadeu, de referência no atendimento aos casos suspeitos da Covid-19.

“Os insumos reforçarão nossas ações de enfrentamento a Covid, mas é importante que a população se mantenha atenta, com os cuidados, prevenção e combate coronavírus”, lembrou a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Última modificação: 30 de janeiro de 2021