Prefeitura Municipal de Santana

No Matão do Piaçacá, prefeito Bala Rocha participa da entrega de contratos de concessão de uso da terra para agricultores familiares

9 de junho de 2024

Na manhã de sábado, 8, o prefeito Bala Rocha visitou a comunidade do Matão do Piaçacá, zona rural de Santana, para participar da entrega de 59 certificados de concessão de uso da terra aos agricultores familiares.

O evento era muito esperado pelos moradores, uma vez que o documento permite a exploração do lote, além de acesso a crédito para atividades produtivas realizadas no local e a permissão para construção e reformas de habitação.

Para Claudenis Campos, presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade Matão do Piaçacá Bela Vista, os agricultores lutavam pela concessão há pelo menos 8 anos, e a conquista foi celebrada com muita gratidão.

“Era uma luta que nós já vínhamos travando há cerca de 8 anos, e hoje, graças a Deus, com muita garra, alcançamos a meta, e estão sendo entregues os CCU’s aqui para a nossa comunidade. A regularização permite que os contemplados sejam reconhecidos como produtores rurais e possam ter acesso à linha de crédito bancário. Esse momento é muito gratificante. Agradeço muito por isso”, pontuou Claudenis.

O apoio também partiu da bancada federal, através do senador Randolfe Rodrigues. O coordenador de mandato do parlamentar, Charles Chelala, explica.

“Nosso mandato faz um esforço muito grande para tornar realidade as políticas públicas de agricultura familiar. Desse modo, alocamos recursos para a Superintendência Regional do INCRA, apoiando estruturalmente o processo de legalização dos lotes, como agora está acontecendo”, explicou o coordenador.

A entrega dos Contratos de Concessão de Uso (CCU) é feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Portanto, os produtores receberam o CCU diretamente das mãos do Superintendente Regional, Gersuliano da Silva Pinto, e do prefeito Bala Rocha.

“Esse é um momento muito esperado por todos, especialmente pela comunidade rural de Santana. A regularização destes lotes é fundamental para que os agricultores possam buscar melhorias em cada segmento, seja para financiamentos e outras melhorias. O documento atesta que esses assentados são donos desses lotes de terra. Isso faz parte dos compromissos firmados com todos os santanenses por esta gestão”, declarou o prefeito Bala Rocha.

Luana Silveira/Jonhwene Silva
Prefeitura de Santana