Prefeitura Municipal de Santana

Nesta quarta, 28, é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva animal

27 de julho de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza nesta quarta-feira, 28 de julho, das 8h às 12h, na Praça Cívica de Santana, mais uma ação da campanha de vacinação contra a raiva animal. Cães e gatos, a partir de três meses de idade, podem ser imunizados, inclusive fêmeas que estejam amamentando.

De acordo com dados do Departamento de Vigilância Ambiental da SEMSA, até o momento, a campanha de vacinação antirrábica em Santana já vacinou 2.128 animais, entre cães e gatos. As ações já atenderam a Ilha de Santana e os bairros Igarapé da Fortaleza, Vila Amazonas, Hospitalidade e Centro.

“A campanha é uma forma de alcançarmos o maior número possível de cães e gatos. Embora o município não tenha registros de casos de raiva, é importante que os animais tomem a vacina anualmente e mantenham-se imunizados”, destaca a chefe do Departamento, Odete Lima.

A raiva animal é uma zoonose grave e fatal que pode ser transmitida para o ser humano. O vírus da raiva está presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas do animal.

Para vacinar o cão ou o gato, basta comparecer ao posto volante de vacinação, munido da carteira de vacinação do pet, caso tenha. Se o tutor do animal não tiver a carteira de vacina, receberá o documento. Os responsáveis que forem levar os animais para receber a vacina devem usar máscara e respeitar as regras de distanciamento.

A campanha de vacinação atenderá todos os bairros do município e em seguida será realizada em regiões rurais e ribeirinhas, para que sejam alcançados maiores índices de cobertura vacinal antirrábica.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 27 de julho de 2021

Comments are closed.