Prefeitura Municipal de Santana

Município de Santana é pioneiro no tratamento de Úlceras Crônicas e do Pé Diabético

5 de abril de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura Municipal de Santana está promovendo avanços significativos na área da saúde, com a implantação de novos serviços destinados a melhorar o atendimento de saúde a pessoas com feridas crônicas.

Em uma cerimônia  realizada nesta quinta-feira, (4), na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, autoridades e moradores de Santana se reuniram para celebrar um marco importante no cuidado da saúde da população santanense. O município se destaca como o primeiro do Estado a estabelecer um Ambulatório de Feridas Crônicas, anteriormente disponível apenas na Policlínica da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Este serviço inédito, irá trazer dignidade para pacientes que necessitam de tratamentos para úlceras crônicas e pé diabético.  A procura por esse serviço era alta, resultando em longas listas de espera para os pacientes.  Agora, com o novo ambulatório na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, os serviços estão mais acessíveis à população.

O Ambulatório de Feridas Crônicas tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado e especializado, focado na promoção da saúde da pele, prevenção de lesões, recuperação e reabilitação das funções cutâneas.

Acervo Prefeitura de Santana.

Em sua fala, o prefeito de Santana, Bala Rocha, expressou sua satisfação com este avanço, destacando que Santana é o único município a oferecer esse serviço no Estado.
Ele ressaltou que, anteriormente, os moradores precisavam se deslocar até Macapá em busca de tratamento, mas agora podem receber cuidados médicos de qualidade mais perto de casa: “Santana é o primeiro município do Estado a instaurar o Ambulatório de Feridas Crônicas, antes os atendimentos eram realizados na Policlínica da universidade federal do Amapá (Unifap), a demanda era muito extensa e quem precisava de atendimento tinha que aguardar na lista de espera”,
afirmou o prefeito.

“A inauguração desse serviço é de extrema importância para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por feridas crônicas. Esse esforço conjunto reitera o comprometimento da gestão do prefeito Bala em proporcionar uma saúde de qualidade para todos”, enfatizou a secretária de saúde, Ithiara Madureira.

O primeiro paciente a ser atendido no ambulatório, foi o seu Abel Ribeiro, que compartilhou sua alegria e emoção por finalmente poder receber tratamento em Santana: “Estou muito feliz e emocionado por finalmente receber esse cuidado aqui na minha cidade. Agora com certeza vai ficar muito mais fácil pra mim conseguir me recuperar. Eu só tenho a agradecer o cuidado que o prefeito Bala tem com a nossa cidade“ expressou.

Como irá funcionar


Os interessados em marcar uma avaliação no ambulatório devem comparecer às quartas ou sextas-feiras, no horário das 08h às 12h, com os documentos necessários.

Última modificação: 5 de abril de 2024

Comments are closed.