Prefeitura Municipal de Santana

Meio Ambiente: técnicos da Semduh participam de oficina de Licenciamento e Controle Ambiental

25 de outubro de 2021

O treinamento em Licenciamento e Controle Ambiental, iniciado nesta segunda-feira, 25, é ministrado por técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, aos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Habitação – Semduh, de Santana, e servidores da Prefeitura de Mazagão, com objetivo de aprimorar os processos, para expedição de licenças ambientais, cedidas aos empreendimentos que utilizam recursos naturais, com risco de degradação ambiental. A oficina ocorre no auditório da Escola Estadual Augusto Antunes, durante três dias, pela manhã e tarde.

A prefeita em exercício de Santana, Isabel Nogueira, esteve presente na abertura do encontro. Em sua fala, ela reforçou os benefícios da parceria entre governo do Estado e Municípios para atualização das práticas normativas com a troca de expertises. Além do secretário da Semduh, Helder Lima, também participaram da abertura o Diretor Presidente do Instituto de Meio Ambiente, da Prefeitura de Mazagão, Lindomar Miguel, e o diretor de desenvolvimento ambiental da Sema, Rosivaldo Silva, representando a secretária Jose Ferreira.

O conteúdo programático do treinamento reúne temas como: Estatuto da Cidade; Competências Administrativas dos Municípios, previstas na Lei complementar n° 140/2011; Resolução do COEMA 046/2018 e outras legislações que regem os procedimentos padrões para liberação das licenças ambientais.

“Serão três dias de imersão no assunto específico do licenciamento ambiental, com troca de experiências da prática institucional e de informações sobre as instruções normativas, que nos darão a segurança jurídica que precisamos para atuar com precisão no controle e monitoramento dos atos ambientais no nosso município. Iniciativas como essas são fundamentais para que possamos evitar tragédias ambientais como os casos já registrados no país”, frisou o secretário da Semduh, Helder Lima.

“O diferencial da modalidade do curso aplicado como oficina é a experiência prática junto aos servidores. Compreender as legislações é apenas uma face do processo. No encontro vamos abordar também os procedimentos administrativos de monitoramento e controle ambiental”, explicou um dos facilitadores da oficina, professor Mário Sérgio.

Facilitadores:

• Érika Vasconcelos:

Engenheira Química, Analista
Ambiental, Técnica da Diretoria de Controle Ambiental/SEMA.

• Mário Sérgio dos Santos Ribeiro:

Engenheiro Florestal, Mestre em
Gestão de Recursos Naturais e
Desenvolvimento Local na Amazônia,
Coordenador da Assessoria de
Programa, Articulação e
Municipalização – ASPAM/SEMA.

•Jesse James Lima da Costa:

Administrador e Educador Sócio
Ambiental, Técnico da Assessoria de
Programa, Articulação e
Municipalização – ASPAM/SEMA.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 25 de outubro de 2021

Comments are closed.