Prefeitura Municipal de Santana

Em Santana, agentes de endemia participam de oficina para aprimorar notificação, coleta, diagnóstico e tratamento de casos de malária

24 de novembro de 2021

Com o objetivo de aperfeiçoar a coleta de informações que ajudam a direcionar ações de prevenção da malária no município de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, realizou nesta quarta-feira, 24, um treinamento para agentes de endemia do Programa Municipal de Controle de Malária da Vigilância Ambiental, para atualização do preenchimento de fichas de notificação da doença, coleta de material para o diagnóstico e tratamento dos casos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Malária, Olandina Galeno, essa é uma oportunidade que contribui para a troca de experiências entre os agentes que atuam no controle da malária no município: “É uma capacitação visando sempre o desenvolvimento de novas estratégias para o enfrentamento da malária no município e a eliminação da doença, que vem gradativamente reduzindo em número de casos positivos”, ressaltou.

A capacitação foi ministrada pela apoiadora do Projeto Apoiadores Municipais de Malária na Região Amazônica, do Ministério da Saúde/Fiotec/Fiocruz, Dra. Clicia Galardo, que abordou sobre o levantamento dos dados, notificação de casos, formulário de envio de lâminas para controle de qualidade, elaboração de relatório de monitoramento do desempenho e outros temas. “A proposta é que os municípios que entrarão na nova fase, que é a de eliminação da doença, estejam com seus servidores aptos para investigar os casos autóctones e os importados e assim traçar metas eficazes, ou seja, atuar onde realmente exista a necessidade de ações em campo”, destacou a doutora.

Em Santana, o índice de positividade da doença reduziu em 85% se comparado o acumulado de 2020 até outubro com o mesmo período em 2019 quando foram registrados, respectivamente, 1.514 e 232 casos. Em 2021, de janeiro a outubro foram registrados 41 casos positivos, o que representa uma queda de 78%, com relação ao mesmo período de 2020.

“Santana, até 2019, ocupava os primeiros lugares em número de casos positivos no Amapá, mas em virtude da melhoria na qualidade da prevenção, de ações efetivas de diagnóstico e tratamento imediato, da realização de ciclos completos com orientação, da instalação de mosquiteiros impregnados nas áreas rurais e da capacitações de nossos servidores, o município alcançou resultados positivos e precisamos manter isso”, destacou a coordenadora Olandina Galeno.

A próxima capacitação ocorrerá no distrito da Ilha de Santana, voltada para enfermeiros e agentes comunitários de saúde, com abordagem para confecção de lâminas de gota espessa, exame por Teste Rápido Diagnóstico (TRD) e tratamento de malária.

Postos de diagnóstico da malária em Santana

Área urbana

– UBS Antônio Serieiro;
– UBS Floriano Rêgo;
– UBS Parque das Laranjeiras;
– Hospital Estadual de Santana

Área rural

– UBS Ilha de Santana;
– Posto Santo Antônio do Matapi;
– UBS Anauerapucu;
– UBS Elesbão;
– UBS da Comunidade Alto do Pirativa;

– Comunidades São Raimundo do Pirativa e Ponte do Rio Vila Nova.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de novembro de 2021

Comments are closed.