Prefeitura Municipal de Santana

Devotos de Sant’Ana participam de procissão e missa na programação de 2022

27 de julho de 2022

O evento dentro do município e na Ilha de Santana, marca o retorno da procissão, que nos últimos dois anos carreatas foram realizadas em decorrência da Covid-19

No dia 26, de julho, comemora-se o dia de Santa Ana ou Sant’Ana. A programação em honra a santa, está sendo realizada na cidade com o tema “Sant’Ana mãe de Maria, avó de Jesus, protegei nossas famílias”, as festividades iniciaram no dia 17 de julho e seguem até o dia 31.

Na Ilha de Santana, a programação iniciou no dia 17, com as novenas na igreja, e na última novena no dia 25, a imagem da santa foi levada da igreja, para a casa do seu Santana (um antigo morador conhecido na comunidade). Na manhã do dia 26, a imagem foi levada para a casa da família Lima (tradicional família devota de Sant’Ana), onde por volta de 8h da manhã, saiu em procissão por principais ruas e ramais da ilha, até chegar na igreja que recebe o nome da santa.

Dentro do município, a imagem de Sant’Ana, já percorreu órgãos públicos, entidades e residências dos devotos. Neste dia 26, uma procissão saiu às 17h do monumento de Sant’Ana, na avenida Santana, e seguiu até à igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, onde foi celebrada a missa solene.

No trajeto da procissão, famílias acompanhavam a passagem da imagem de Sant’Ana em frente as suas residências, devotos caminhavam descalços pedindo e agradecendo, alguns carregavam maquetes de casas representando a conquista da casa própria, e como forma de agradecimento crianças foram levadas com roupas de anjos. Foi o caso do pequeno Ravi. Sua mãe nos contou que decidiu após complicações na hora do parto fazer uma promessa a Sant’Ana, ela foi atendida, o parto foi realizado e o Ravi, já está com dois aninhos.
“Hoje trouxe meu filho com essa roupinha de anjo, para representar uma benção alcançada. Tive complicações na hora do parto, como minha família é devota de Sant’Ana, resolvi fazer uma promessa, que foi atendida. Hoje meu bebe já está com dois aninhos e muito bem. Ele está aqui muito feliz, adorou a roupinha que fizemos para ele” contou Rogerlane Lima, mãe do pequeno Ravi.

Imagem: acervo PMS.

Cezar Cardoso, morador da Ilha de Santana, realizou o percurso com uma imagem de Sant’Ana em seus braços, nos contou que muitas bênçãos pedidas à santa, já foram alcançadas, e como forma de agradecimento, todos os anos ele e familiares se reúnem para distribuir aos romeiros, águas e refrigerantes.
“Todos os anos estamos aqui para distribuir águas e refrigerantes, é uma forma de agradecer a Sant’ana, todas as bênçãos já alcançadas.” Disse Cezar.

Segundo a coordenação, a programação de hoje marca um momento importante de tradição, pois nos últimos dois anos as procissões aconteceram em forma de carreatas devido à Covid-19.
“Não paramos de realizar o evento, apenas tivemos alguns cuidados durante a pandemia, mudamos a forma da programação, no lugar da procissão realizamos carreatas, só o nosso tradicional bingo que não aconteceu.” Explicou Maria Madalena, coordenadora do evento.

Imagem: acervo PMS.

O prefeito de Santana, também esteve presente na programação, ele destacou a importância da homenagem especial em honra a padroeira do município.
“Homenagear Sant’Ana, é homenagear todo povo católico do município de Santana, ela é nossa padroeira, mãe de Maria, avó de Jesus. Hoje também é dia dos avós e congratulo todos os avós, saldando toda igreja, em nome das famílias santanenses.” Destacou o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha.

 

Éden Pacheco
Assessor de comunicação
Prefeitura de Santana
Contato: 96 98420-2799

Última modificação: 27 de julho de 2022

Comments are closed.