Covid- 19: prefeito Bala Rocha vai a São Paulo para assegurar a vacinação para Santana

Em: 15 janeiro, 2021

Nesta sexta-feira, 15, o prefeito do município de Santana, Sebastião da Rocha, cumpre agenda em São Paulo para avançar nas tratativas que garantirão o fornecimento da vacina CoronaVac para imunização da população santanense o mais breve possível. O gestor fará visita ao Instituto Butantan, para conhecer a estrutura, desenvolvimento e fabricação da vacina e, em seguida, reunirá com o governador João Dória (SP) para tratar de parcerias para o fornecimento do imunológico ao município de Santana.

Em São Paulo, o prefeito reforçará o interesse acerca da aquisição das doses da vacina CoronaVac, cuja solicitação já foi oficializada junto ao Instituto Butantan, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A aquisição dos lotes da vacina garantirá o início da imunização em Santana e corresponde à necessidade de adoção de medidas práticas e efetivas para contenção de contaminação na região.

No município, dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), apontam que os casos positivos da COVID-19 chegam a 15.689, com 93 óbitos confirmados até a última quinta-feira, 14. Os índices chamam atenção para 78 casos confirmados nas últimas 24h e 239 casos de pessoas com sintomas, aguardando análise laboratorial. Para conter a curva epidemiológica, o prefeito estendeu por mais cinco dias, as medidas de isolamento, restritivas, sanitárias e de prevenção para evitar o contágio pelo coronavírus, com a assinatura de um novo Decreto.

Testes rápidos

A Prefeitura de Santana, através da Semsa também oficializou um pedido de apoio ao senador do Amapá, Lucas Barreto, para a disponibilização de testes moleculares RT-PCR, para o enfrentamento ao COVID-19, com o atendimento de pacientes que chegam com sintomas ao Centro de Operações Emergenciais Maria Tadeu (COE).

Enfrentamento da pandemia

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já tem contratos, com laboratórios internacionais, para a aquisição de 354 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, além de seringas suficientes para aplicar a vacina em todos os brasileiros. As vacinas serão enviadas aos estados, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovar o uso emergencial do imunizante no Brasil.

Um avião da empresa aérea Azul decolou na última quinta-feira, 14, com destino à Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. O imunizante foi adquirido pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum Institute para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.

Andreza Sanches/Prefeitura de Santana

Informações e fotos/Ascom senador Randolfe Rodrigues

Prefeitura Municipal de Santana - AP

Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP

CEP: 68928-060, Santana - Estado do Amapá

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07:30 as 13:30

Site Antigo

NOSSOS CANAIS