Prefeitura Municipal de Santana

Comunidade de Igarapé do Lago recebe ônibus escolar e ambulância novos

9 de março de 2020

Na manhã deste domingo, 08, a comunidade do Igarapé do Lago recebeu um ônibus para transporte escolar e uma ambulância, ambos veículos novos, adquiridos com recursos articulados pela deputada federal Leda Sadala. A comunidade é formada por cerca de 400 famílias e acompanhou a cerimônia de entrega realizada pelo prefeito Ofirney e a parlamentar.

Educação mais forte

Para que muitas crianças cheguem à escola municipal, o primeiro caminho percorrido é sobre as águas, em catraias. Em seguida, os alunos que vêm das comunidades adjacentes, ainda caminham por mais de dois quilômetros até chegar ao educandário, muitas vezes enfrentam chuva e sol antes e depois da jornada escolar.

O ônibus entregue nesta manhã, além de possuir acessibilidade e 40 lugares, é uma resposta ao pedido da comunidade, que agora terá essa distância terrestre reduzida para suas crianças, como explica Cleyton Dias, secretário municipal de Educação: “Agora, esses estudantes não caminharão mais essa distância, pois o novo ônibus fará o transporte da orla do igarapé onde atracam as catraias até à escola. Isso traz qualidade de vida para esses estudantes nessa primeira etapa escolar”, disse.

Atualmente, a rede municipal de ensino atende 90 crianças na escola do Igarapé do Lago e comunidades nos arredores, e o prédio da escola do município possui fornecimento de merenda regular e todas as salas climatizadas.

Saúde e mobilidade

Também foi entregue nesta manhã uma ambulância nova que dará suporte à Unidade Básica de Saúde mantida pela prefeitura na localidade e atenderá ainda sete comunidades adjacentes.

A unidade hoje funciona diariamente com farmácia e atendimento de técnico e enfermeiro. A equipe volante composta por mais profissionais, incluindo o médico, realiza consultas mensais à comunidade. O veículo entregue será destinada para as emergências que necessitem de locomoção até o centro de Santana ou Macapá, com motoristas em regime de plantão.

A secretária municipal de Saúde, Maira Carvalho, agradeceu o empenho da deputada Leda em atender os pedidos de demandas destacados pela pasta: “Nós apresentamos as necessidades da saúde para a deputada que trabalhou pela articulação de recursos em Brasília. A gestão da prefeitura trabalha para levantar as demandas e ficamos felizes em contar com parcerias como essa, que favorecem os serviços prestados aos munícipes”, disse.

Para a deputada Leda Sadala, este é um momento de gratidão a Deus e resposta àqueles que pediram pelo investimento em saúde e educação no Igarapé do Lago: “Sob a benção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira dessa comunidade, estamos retornando com essa ambulância e um ônibus que vão, com certeza, mudar o cotidiano da vida dessas pessoas. Me sinto feliz em dar essa resposta hoje e garanto que continuamos trabalhando juntos para chegar ainda mais longe”.

Com os recursos articulados pela parlamentar, foram cinco ônibus adquiridos e duas ambulâncias. O restante dos transportes serão entregues para as comunidades destinadas nos próximos dias.

“Santana ganha muito com articulações como essas da deputada Leda. Na próxima semana entregaremos os demais veículos para comunidades rurais, é menos tempo de caminhada para nossas crianças estudarem e locomoção garantida para quem precisa de atendimento médico na zona urbana, isso representa respeito com o dinheiro público e respeito com o santanense”, concluiu o prefeito Ofirney Sadala.

Última modificação: 28 de setembro de 2020

Comments are closed.