Prefeitura Municipal de Santana

Com foco na prevenção à Covid-19, mutirão realiza 261 testes rápidos em Ilha de Santana

27 de fevereiro de 2021

Neste sábado (27), o mutirão de testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19, realizou 261 testes no distrito Ilha de Santana. Desse total, 166 pessoas testaram negativo e 95 pessoas testaram positivas, dentre elas 67 pacientes apresentaram anticorpos IGG, o que representa imunidade contra o vírus.

A ação promovida pela Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Sesc/AP, Centro Laboratorial de Santana e parceria do Grupo Madre Tereza, atendeu moradores da Ilha de Santana e comunidades adjacentes.

“Eu estava há sete dias sentindo um mal estar, querendo realizar o teste e resolvi fazer, graças a Deus o resultado foi negativo. É uma iniciativa muito boa, assim evita que a doença se espalhe”, comentou o autônomo Raimundo Ferreira.

O diretor do Centro Laboratorial de Santana explica que a ação corresponde a uma estratégia do município, de prevenção e controle à Covid. “Estamos traçando um perfil epidemiológico de Santana, ou seja, mapeando a cidade em busca das pessoas que estão com sintomas e intensificando os cuidados”, acrescentou o bioquímico.

A testagem de pacientes assintomáticos tem relevante utilização no mapeamento do status imunológico da população, justamente para orientar no processo de flexibilização das medidas restrintivas. “Mas é importante sempre observar que os testes rápidos isolados não têm função diagnóstica de infecção de Covid-19, o diagnóstico deve ser preferencialmente por RT-PCR”, destacou a biomédica Letícia Diniz.

Para os pacientes que apresentaram resultados positivos IGG, foi orientado que embora tecnicamente estejam com anticorpos que conferem imunidade, devem manter os cuidados e o isolamento social, pois não existe estudos que garantam que o indivíduo é imuni as variantes do COVID.

Comunicação -Prefeitura de Santana

Última modificação: 17 de setembro de 2021

Comments are closed.