Prefeitura Municipal de Santana

Com a benção do Bispo de Macapá, nova estátua de Santa Ana é entregue à comunidade santanense

23 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura Municipal entregou, no fim da tarde desta quinta-feira, 22, a nova estátua de Santa Ana, padroeira do município, à comunidade. O local onde a imagem está localizada passou por revitalização completa, incluindo paisagismo, iluminação e pintura. A solenidade contou com a presença do Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, que celebrou a bênção e destacou a importância da mãe de Maria para o catolicismo.

Dom Pedro Conti ressaltou ainda que a imagem simboliza a família, enfatizando que são duas mulheres, e lembrou que vivemos em um tempo onde o machismo se reflete na sociedade, o que em muitas vezes resulta em feminicídios.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Devemos expressar gratidão às mulheres, sejam mães, irmãs, avós, ou aquelas que trabalham lado a lado com os homens, merecendo respeito, dignidade e valorização”, enfatizou o Bispo.

O Bispo parabenizou o prefeito Bala Rocha e todos que colaboraram para que a estátua se tornasse uma realidade. Ele destacou também a sensibilidade do trabalho do artista plástico Lindomar Plácido, responsável pela obra de arte, e pediu proteção de Nossa Senhora e Santa Ana para os munícipes.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Que Nossa Senhora e Santa Ana protejam a todos nós, protejam a vida, as famílias, os trabalhadores, os jovens, os idosos e as mulheres de maneira especial”, destacou Dom Pedro Conti antes da celebração de benção da imagem.

A construção da escultura recebeu apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santana (ACIA Santana), que contratou o artista plástico. A presidente da entidade, Adelaide Feitosa, expressou alegria e gratidão pelo momento importante.

“Em nome dos nossos associados, eu agradeço ao prefeito Bala por nos confiar essa missão, e nos sentimos honrados com sua atitude. A comunidade católica de Santana aguardava muito por esse momento, e o sentimento é de gratidão. Que Santa Ana nos proteja, proteja o nosso comercio, nossos negócios, e abençoe todos os santanenses”, concluiu.

O Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Anderson Almeida, destacou o esforço conjunto para o translado da imagem até o novo local, área externa da Igreja São Paulo Apóstolo até o canteiro da Avenida Santana, agradecendo o apoio da Companhia Docas de Santana, que disponibilizou um guindaste.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Essa é uma pequena obra em tamanho, mas com um simbolismo gigante para os santanenses. A gestão do prefeito Bala tem trabalhado para resgatar esse sentimento de que a cidade é nossa, ela está melhorando, e agora temos um local bonito para visitar. Quero pedir para que os munícipes olhem todas as obras, em especial para esta. Que cuidem, preservem, zelem por esse espaço, e não permitam o vandalismo” frisou o secretário.

Bala Rocha agradeceu a presença do Bispo de Macapá e mencionou as conversas que teve com o representante da Igreja Católica sobre a substituição da imagem. O prefeito informou que foi realizada uma reunião com os moradores da Ilha de Santana, região para onde a antiga estátua será transladada. A comunidade já definiu o local que vai receber a estrutura.

“Já realizamos todas as tratativas. O local já está definido e vamos construir o pedestal. Quero informar que a antiga estátua será revitalizada assim que for finalizado todo o processo do translado” disse.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Segundo Bala Rocha, a gestão municipal sentia a necessidade por parte da comunidade católica santanense de se fazer uma revitalização da área onde fica a imagem de Santa Ana.

“Para chegarmos a esse momento, tivemos muitos diálogos com vários representantes da comunidade católica, com nosso pároco, e nosso bispo. Tivemos a honra de ter em nosso município um artista plástico especializado em arte sacra, responsável pela construção de obras no estado e em outros pontos do Brasil. Quero destacar os esforços de todos para o translado dessa estatua. Não foi fácil, e aqui eu agradeço aos trabalhadores, pois sem eles essa missão não teria sido realizada. Quero ressaltar que a nossa vontade, nosso desejo, nossa missão é melhorar a vida das pessoas, e melhorar a nossa cidade. Portanto, esse espaço valoriza nossa cidade, a religiosidade e a fé” concluiu.

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

Sobre a nova estátua

A nova escultura, que levou cerca de 2 meses para ficar pronta, foi construída pelo artista plástico maranhense, Lindomar Plácido, que tem 30 anos de experiência e já realizou obras de arte sacra em diversos estados do Brasil, incluindo a de São José de Macapá, no Parque do Forte.

Ailton Leite –Assessor de Comunicação

Última modificação: 23 de fevereiro de 2024

Comments are closed.