Prefeitura Municipal de Santana

Chega ao fim o maior e melhor carnaval de micareta do Amapá

26 de fevereiro de 2023

Após 5 dias de folia, o maior e melhor carnaval de micareta do Estado do Amapá, encerra as festividades momescas, com chave de ouro. A prefeitura Municipal de Santana, em parceria com a Liga dos Blocos de Micareta e Carnaval de Santana (LIBLOMICA), finalizou na madrugada de domingo, 26 de fevereiro, mais uma temporada carnavalesca, iniciada no último dia 18.
Os Foliões, contaram na edição de 2023, com uma mega estrutura montada no Corredor da Folia, localizado na Av. Santana, que disponibilizou aos brincantes, arquibancada gratuita e coberta, por onde passaram milhares de pessoas que prestigiaram a folia nesses 5 dias.
Carnaval de variedade
Ao todo, nove blocos de micareta cruzaram o corredor da folia: Flanáticos/Pororoca, My Love, My Love Kids, Abalou, Faraó Kids, Bloco das Piranhas, Bloco Uau, Bloco Bebo Todas, Faraó/Nabalada e Bloco Porto Folia. A programação também oportunizou camarotes exclusivos com atrações nacionais e DJs. Além de bares, boates, lanchonetes e restaurantes dispostos ao longo da Av. Santana.
A Prefeitura também preparou atrações especiais, como o bloco A Banda, que há 13 anos percorre ruas e avenidas do município santanense, arrastando os foliões. E, no sábado, 18, após ficar 3 anos sem sair por conta da pandemia da Covid-19, voltou a fazer a festa da população Santanense.
No último dia de carnaval, a população prestigiou o Bloco Pipoca do Povo e a Levada de Todos os Blocos, que trouxe Leandro Lopes, (ex Rapazola) como atração Nacional, responsável por garantir um carnaval animado a todos.

Imagem: acervo PMS.

Para o Prefeito Sebastião Bala Rocha, o evento seguiu cumprindo o que foi proposto, oferecendo entretenimento, cultura e oportunidades à população. “Eu quero deixar aqui meus agradecimentos a toda população que brincou o carnaval com responsabilidade, aos empreendedores que conseguiram uma renda extra no período de folia, são os autônomos que também contribuem com o desenvolvimento de nossa cidade. O carnaval de Santana é do povo e para o povo!”, finalizou ele.
Segurança para todos
Um forte esquema de segurança pública e privada, foi montado em toda Folia, contando com gabinete de crise e monitoramento estratégico para maior segurança de todos os brincantes e das famílias que aproveitaram os dias de festa carnavalesca.
Além de atuarem no perímetro dos festejos, as forças policiais não deixaram de salvaguardar e proteger os cidadãos santanenses que preferiram assistir o carnaval pela transmissão ao vivo através da Amazon Sat, tendo assim, as rondas constantes em todos os bairros do município.

Imagem: acervo PMS.

Carnaval de oportunidades
O empreendedorismo também foi fortalecido, a economia local girou nos dias de festa, centenas de empreendedores aproveitaram a folia para ganhar uma renda extra nos mais diversos segmentos, como, por exemplo, alimentação, bebidas, fotografias, customizações de abadás dentre muitas outras formas de empreender.
O casal Val dos Santos e Fábio Júnior, tem o empreendedorismo na veia, a comercialização de chapas mistas e comidas típicas, vem passando de geração em geração. Seguindo devidamente os protocolos de higiene, a barraca da “Chapas da Val” esteve presente todos os dias na área gourmet do Corredor da Folia.
Além dos familiares, o casal gera emprego para mais duas famílias. Para Val, essa profissão representa tudo na vida dela e pontuou. “Eu nem lembro quando eu comecei a trabalhar com vendas de comida, sinto muito amor no que eu faço, através desse trabalho honesto, eu sustento minha família e meu coração se enche de gratidão a cada emprego que eu oportunizo. Vocês não imaginam como um evento como esse é importante. Eu quero agradecer à prefeitura de Santana pelos dias de carnaval e já digo que aguardo as próximas programações ao longo do ano”.

Imagem: acervo PMS.

Carnaval de Cidadania
Ações sociais também foram realizadas no período de carnaval, as secretarias que compõem a PMS levaram para a população, alguns serviços e informações necessárias para a população, como, por exemplo, o serviço realizado pelo Conselho Tutelar em parceria com o Abrigo Municipal, que buscou identificar menores em situação de vulnerabilidade social. Bem como, os Centros de Referência e Referência especializada de Assistência Social (CRAS/CREAS) que identificaram pessoas e famílias que necessitavam participar de um dos programas que integram a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC.
Carnaval não se define apenas em folia, mas sim, em desenvolvimento e cuidado para quem faz do município de Santana, uma cidade digna de se viver e criar sua família.
Carnaval de todos e para todos
A Folia Santanense se encerrou, com a certeza de que levou aos foliões, um pouco mais de alegrias para os mais diversos tipos de brincantes do nosso Estado. Como exemplo a Psicóloga Cláudia Renata Bandeira que aproveitou e foi brincar o carnaval na companhia de familiares e amigas. Para ela, os dias de festa já se eternizaram com a confraternização junto a pessoas especiais.
Hoje não damos adeus ao carnaval, mas sim, um até logo. Pois, no que depender da PMS, ainda este ano, teremos folia fora de época. E em 2024, o melhor e maior carnaval de micareta da região norte, volta com força total!
Comunicação
Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 26 de fevereiro de 2023

Comments are closed.