Prefeitura Municipal de Santana

Candidatos aprovados no processo seletivo de formação do banco de gestores escolares são empossados

4 de março de 2024

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

Na manhã desta sexta-feira, 1º de março, os 32 candidatos aprovados no processo seletivo para formação do banco de gestores escolares de Santana participaram de um momento solene realizado no auditório da EMEB Amazonas. Na ocasião, os profissionais receberam do prefeito Bala Rocha, seus respectivos termos de posse para ocuparem os cargos de gestores escolares nas instituições de ensino da rede municipal.

“Santana é o único município do Amapá a implantar a gestão democrática na direção das escolas. Esse é um fato muito importante que tem um impacto positivo na aprendizagem das nossas crianças. Esses gestores comprovaram que estão preparados para garantir o aprendizado na idade certa das nossas crianças”, afirmou o Prefeito.

O certame teve início em setembro de 2023, quando cerca de 200 candidatos se inscreveram para concorrer às vagas de gestor escolar, passando por diversas etapas como comprovação de escolaridade, entrevistas e curso de formação.

“É um momento ímpar para nós, pois somos o primeiro município do estado do Amapá a implantar 100% de gestores a partir de um processo de seleção. Começamos 2024 com uma nova gestão dentro da rede, buscando melhores indicadores educacionais para o município”, disse Cristiane Vilhena, Secretária Adjunta de Políticas Educacionais.

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

A gestão democrática estabelece que o gestor escolar deverá atender aos critérios técnicos de mérito e desempenho, considerando a experiência em funções de magistério, exercidas por professores ou especialistas, como pré-requisito para o exercício profissional do cargo ou função de direção ou gestão de unidade escolar, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

“Santana vai avançar ainda mais, para que nossas crianças sejam só sucesso. Nossas escolas estão melhorando e, com decisões como essas, o aprendizado também está melhorando”, finalizou Bala Rocha.

Renata Rodrigues
Assessora de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Última modificação: 4 de março de 2024

Comments are closed.