Prefeitura Municipal de Santana

Busca Ativa Escolar: Gestores escolares recebem formação para executar o programa

24 de agosto de 2021

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) oferece formação continuada aos gestores das escolas da rede municipal durante os dias 23, 24 e 25 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Santana.

A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta e tem como foco o uso de tecnologias para garantir o direto à educação de crianças e adolescentes, conectar os diversos setores públicos, a sociedade civil e ONGs para atuarem levando meninos e meninas de volta à escola, dando às crianças e aos adolescentes a chance de estar na escola, estudar e se preparar para o futuro.

Sueli Braga, gestora da Creche Iraídina Pinheiro Sanches, participante da formação, ressalta a importância do programa para driblar a evasão escolar. “A busca ativa escolar tem um papel fundamental para nós gestores, pois nos permite conhecer a realidade das crianças, para que não haja abandono e a evasão escolar. E o apoio dos órgãos públicos se faz necessário para um trabalho de equipe”, afirmou.

A formação é fundamental para os gestores escolares do município, sobretudo neste período de pandemia. Essa estratégia auxilia no planejamento de politicas públicas específicas, visando o enfrentamento à exclusão e à evasão escolar.

Quanto ao uso e manuseio da ferramenta e seu sistema, Sueli afirmou ser de fácil utilização. “No primeiro contato foi fácil manusear as informações repassadas, mas no decorrer da alimentação dos dados na plataforma é que iremos ter uma noção mais específica do sistema. A plataforma nos dá transparência no trabalho da busca ativa e acesso direto aos sistemas da secretaria”, concluiu a gestora.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de agosto de 2021

Comments are closed.