Prefeitura Municipal de Santana

Ação itinerante: Saúde e Assistência Social ofertam serviços à população

4 de março de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social percorrem os bairros da cidade com uma ação itinerante, que oferta testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19 e atendimento para acesso a programas e benefícios sociais. A abertura da ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Piçarreira e beneficiou moradores dos bairros Elesbão, Delta do Matapi, Vale das Bençãos e comunidade de Igarapé Mirim.

A ação realizou 270 testes rápidos para a detecção da Covid-19. Desse total, 172 pessoas testaram negativo e 98 pessoas testaram positivas, dentre elas 66 pacientes apresentaram anticorpos IGG, o que representa imunidade contra o vírus. A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira explica que o objetivo da ação é a prevenção e redução da curva de transmissão da doença. “Queremos alcançar o maior número de pessoas para dar todas as orientações e encaminhamentos necessários para ter um controle e prevenção da doença”, acrescenta.

Durante a ação, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) disponibilizou atendimento para o cadastramento de famílias ao Programa Cadastro Único, do Governo Federal. que serve como base para que famílias de baixa renda possam acessar benefícios como o Bolsa Família, Prestação Continuada, tarifas sociais de energia elétrica, carteira do idoso e Identidade Jovem (ID Jovem). “Esta ação itinerante nos permite conhecer melhor a realidade socioeconômica das famílias de Santana e incluí-las em programas e benefícios sociais que são concedidos utilizando o CadÚnico”, enfatiza a secretária de Assistência Social, Priscilla Azevedo.

A Semasc ainda oferta o cadastramento para o Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério da Cidadania em parceria com estados e municípios para a promoção do desenvolvimento infantil.

Cronograma

Na próxima sexta-feira (05), a ação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Igarapé da Fortaleza, de 9h às 12h e 14h às 17h. No dia 08 de março, os serviços serão disponibilizados na Câmara de Vereadores de Santana, no centro da cidade e serão exclusivos ao público feminino em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 4 de março de 2021

Comments are closed.