Fiscalizações são intensificadas para cumprimento do novo decreto municipal

11 de março de 2021

A Prefeitura de Santana deu continuidade nesta quarta-feira (11), às fiscalizações nas vias públicas e nos estabelecimentos comerciais, com a finalidade de cumprir o decreto municipal nº 1083-2021, que estabelece a Lei Seca 24h, o fechamento de atividades não essenciais a partir das 20h e toque de recolher às 21h.

Participam das atividades fiscalizadoras diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar do Amapá, Polícia Civil, Conselho Tutelar, STtrans, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar e os fiscais da Prefeitura de Santana. Michele Tavares, Chefe de Fiscalização do Controle Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), afirma a importância dessa união entre órgãos para realizar as fiscalizações. “O combate às aglomerações em respeito à prevenção da Covid 19, tem sido feito cotidianamente, e agora, como resultado da alta de casos, estamos intensificando o combate todos os dias, chegando a todos os estabelecimentos e vias da cidade.”

O coordenador de Vigilância em Saúde, Plínio Silva, fala sobre a importância de as pessoas ainda respeitarem os protocolos, que são reforçados desde o início da pandemia. “O uso da máscara, o distanciamento social e o uso de álcool em gel, ainda são bastante importantes, percebemos que houve um relaxamento das pessoas em relação a essas ações. Precisamos entender que o vírus ainda existe e que esses protocolos precisam ser respeitados.” A Vigilância em Saúde tem um papel de suma importância nessas fiscalizações, orientando as pessoas que não estejam cumprindo o decreto e os protocolos de saúde.

O secretário da SEMDUH, Helder Lima, explica que o processo de fiscalização tem cuidado para não prejudicar as pessoas. “Por operação, fazemos uma média de 10 a 12 notificações, mas estamos adotando medidas mais educativas do que punitivas, pois temos em mente que nosso inimigo é o vírus e não o comerciante”.

O combate a aglomerações e a fiscalização em prol a prevenção à Covid-19 vai continuar acontecendo todos os dias. É necessário que a população contribua com o poder público, e respeite as regras do novo decreto municipal para, dessa forma, vencermos a guerra contra o vírus.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 11 de março de 2021