Prefeitura de Santana realiza aplicação do SISPAEAP para analisar qualidade da educação

9 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura Municipal de Santana realiza nesta sexta-feira, 10, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP).

O processo é conduzido por meio do Colabora Amapá Educação, um regime de colaboração entre o Estado e os 16 municípios, e será destinado aos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O propósito da avaliação é medir o nível de alfabetização dos alunos, avaliando se adquiriram as competências necessárias durante o processo alfabetizador. Os dados obtidos por meio dos testes compõem a nota final do município, resultando no índice de alfabetização (IDALFA). A partir desse índice, as escolas concorrem ao prêmio Criança Alfabetizada.

Conforme a pontuação alcançada, os melhores resultados são premiados com um valor em dinheiro. Já as escolas com resultados mais críticos recebem auxílio financeiro para aprimorar a alfabetização e, consequentemente, melhorar os índices municipais.

Renata Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação