Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Conferência discute políticas públicas para comunidades afrodescendentes de Santana

A Prefeitura de Santana promoveu nesta segunda-feira, 9, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, onde foram discutidas políticas públicas para as comunidades afrodescendentes do município.

Por: Gabriel Dias - 09/10/2017 - 21:47

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, defendeu a elaboração de políticas que beneficiem as comunidades quilombolas que pertencem ao município.

Foto: Denis Freitas

A Prefeitura de Santana promoveu nesta segunda-feira, 9, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, onde foram discutidas políticas públicas para as comunidades afrodescendentes do município.

O encontro foi organizado pela Coordenadoria Municipal de Igual Racial, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), e teve a participação de diversas comunidades quilombolas do município para discutir o tema: “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, defendeu a elaboração de políticas que beneficiem as comunidades quilombolas que pertencem ao município. “Temos o pensamento de garantir a igualdade racial, a igualdade prevista no artigo 5º da constituição, que garante os direitos de cada cidadão, seja negro, branco ou índio”, ressaltou.

A secretária de Estado de Políticas Afrodescendentes, Núbia de Souza, elogiou o esforço do município em garantir direitos básicos para as comunidades afrodescendentes. “Santana é o município que mais tem Unidades de Saúde e escolas em comunidades quilombolas, e que recebem toda a assistência do município”, falou.

O Coordenador Municipal de Igualdade Racial, Ronaldo Nicácio, explicou que durante o evento, foi realizada a leitura e aprovação do regimento com as diretrizes da conferência, além do debate de cinco eixos, sendo: Trabalho e desenvolvimento econômico dos afrodescendentes; Educação e diversidade cultural; Comunidades tradicionais de terreiro; Infraestrutura, desenvolvimento social e segurança alimentar; e, Promovendo ações para a juventude afrodescendente.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Diana Castelo, o evento foi uma preparação para a Conferência Estadual, em novembro e, posteriormente, à Conferência Nacional.

 


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International