Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Parceria articulada por Ofirney Sadala gera 1200 toneladas de massa asfáltica para município de Santana
Por: Simone Pessôa - 19/05/2017 - 16:39

Parceria articulada por Ofirney Sadala gera 1200 toneladas de massa asfáltica para município de Sant

Foto: Márcia Facundes / Amilton Matsunaga

O município de Santana vem realizando constantes ações de recuperação emergencial das ruas, avenidas e rodovias. A medida é uma determinação do prefeito Ofirney Sadala, que decretou obras de emergência e construiu a parceria com o Governo do Estado, gerando um repasse de 1200 toneladas de massa asfáltica para o municipio.

A massa asfáltica é preparada na Usina de Asfalto do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). Hoje, a capacidade de produção da usina é de 45 toneladas por hora, para atender 60% dos municípios, entre eles, Santana.

De acordo com Benedito Júnior Martins, diretor da usina, para um asfalto de boa qualidade e durabilidade são investidos, em média, R$ 520 mil por tonelada em insumos, além dos custos operacionais.

A preparação da massa asfáltica inicia no Centro de Controle, onde ativam as máquinas para o carregamento de areia, pó de brita, brita zero e brita um, seguindo com a secagem do material. O processo conta com o consumo de óleo diesel para a produção que continua com a adição de material betuminoso (pinche) e cimento, seguindo com a mistura e finalização da massa.

O trabalho então passa para o Laboratório de Qualidades, onde são coletadas e avaliadas cerca de seis amostras do material por dia, para testar a qualidade e a durabilidade do produto, e então encaminhado para aplicação no município.

Para não influenciar na qualidade do produto, o diretor da Usina explica que não é recomendada a aplicação da massa asfáltica em período de chuva, no entanto, as operações são realizadas devido a atual situação das vias.

“O que é o correto é aplicar esse asfalto na época do verão porque tem todo um trabalho de secar bem o substrato, fazer a limpeza, fazer a aplicação de outros produtos ligantes (..), então nós temos muito materiais de aplicação e com a chuva isso complica e prejudica um pouco a nossa atuação”, finalizou.

 


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International