Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Educação promove curso para professores que que vão aplicar a Prova Brasil

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme) promove até amanhã, 20, um curso de Formação Continuada para os professores que farão a aplicação da Prova Brasil 2017.

Por: Gabriel Dias - 19/05/2017 - 16:36

O Fórum é voltado para os professores e pedagogos de turmas do 5° e do 9° anos do ensino fundamental

Foto: Márcia Facundes

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme) promove até amanhã, 20, um curso de Formação Continuada para os professores que farão a aplicação da Prova Brasil 2017.

Na formação constam orientações sobre metodologia de ensino nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, estando voltada para os professores e pedagogos de turmas do 5° e do 9° anos do ensino fundamental.

O objetivo é de elevar a qualidade da educação na rede, promover o envolvimentos de todos os participantes do processo educacional, tais como a secretaria Municipal de Educação e comunidade escolar, concretizando o compromisso pela melhoria da educação municipal para  buscar alcançar melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município de Santana.

A especialista em educação da Seme, Eliana Maciel, disse que a oficina serve para orientar na prática, algumas metodologias de ensino para serem aplicadas dentro da sala de aula. “Na matemática, por exemplo, criamos dinâmicas para demonstrar a utilização de materiais como ábaco e compasso, no aprendizado da criança dentro de sala de aula”, frisou.

A Prova Brasil deverá ser aplicada em todo o Brasil, no segundo semestre de 2017, os resultados da prova podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

A diretora do Departamento de Apoio Técnico Pedagógico da Seme, Regina Pessoa, explica que as médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Atualmente o município de Santana tem índice 4.6. “É um bom resultado para o município. Por isso, esse ano temos consciência da possibilidade de atingir o índice 5”, salientou a diretora.

 


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International