Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Prefeitura de Santana garante apoio para trabalhadores agroextrativistas do assentamento do Anauerapucu

A reunião faz parte do planejamento para a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em âmbito municipal. O programa é executado com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MD

Por: Gabriel Dias - 21/04/2017 - 10:15

Agroextrativistas do assentamento do Anauerapucu reunidos para definir as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Foto: Amilton Matsunaga

A Prefeitura de Santana, através da Coordenadoria de Relações Públicas Comunitárias da Secretaria Municipal de Assistência Social - Semasc, realizou na tarde desta quinta-feira, 20, uma reunião com agroextrativistas do assentamento do Anauerapucu.

A reunião faz parte do planejamento para a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em âmbito municipal. O programa é executado com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o coordenador de Relações Públicas Comunitárias da Semasc, Nilson Chagas, os alimentos produzidos pelas famílias do Distrito do Anauerapucu serão destinados para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social. “Para isso é necessário incentivar esses produtores, dando todo o suporte necessário para essa produção”, salientou.

Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias. A captação desses alimentos já vem sendo feita através de uma parceria entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Ao todo, são 519 famílias cadastradas na Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Agroextrativistas do Assentamento do Anauerapucu, que tem como principais produções hortaliças, óleos e frutos. “Nós somos hoje um dos principais fornecedores da agricultura familiar no Estado. A presença do poder público é muito importante para incentivar cada vez mais essa produção”, ressaltou o presidente da associação, Ueliton Neves.

O superintendente regional da Conab, Asdrúbal Silva, explicou que a companhia fará todo o acompanhamento da trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Amapá (Consea), Robson Bastos, destacou que o órgão foi chamado pela Prefeitura de Santana, para realizar a fiscalização desse processo. “O Consea é responsável por fazer a fiscalização junto aos órgãos do poder pública e dos produtores rurais para verificar se eles estão recebendo todo o recurso necessário para a produção”, disse.

 


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International