Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Membros do Samu recebem treinamento para qualificação profissional

A capacitação está sendo executada pelo NEU, coordenado pelo enfermeiro Dartagnan Macedo, e aborda os temas essenciais para o trabalho da equipe. Um dos temas está relacionado ao atendimento de pessoas com lesões causadas em acidentes, como o trauma crani

Por: Simone Pessôa - 18/04/2017 - 21:03

Um dos temas do treinamento está relacionado ao atendimento de pessoas com lesões causadas em acidentes, como o trauma cranioencefálico, que é uma lesão cerebral, e o trauma raquimedular, que é na medula espinhal e coluna vertebrar

Foto: Márcia Facundes

A Prefeitura Municipal de Santana, através da Secretaria de Saúde e com o apoio com o Núcleo de Educação em Urgência e Emergência Estadual (NEU), esta realizando um treinamento para membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santana (SAMU), na Faculdade Madre Tereza. O treinamento iniciou nesta terça-feira, 18, e capacita mais de trinta membros entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores.

A capacitação está sendo executada pelo NEU, coordenado pelo enfermeiro Dartagnan Macedo, e aborda os temas essenciais para o trabalho da equipe. Um dos temas está relacionado ao atendimento de pessoas com lesões causadas em acidentes, como o trauma cranioencefálico, que é uma lesão cerebral, e o trauma raquimedular, que é na medula espinhal e coluna vertebrar.

A enfermeira e coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Suzana Martel, explicou que a partir do treinamento na Faculdade Madre Tereza, a equipe terá todo suporte para prestar serviços de urgência e emergência tanto para os pacientes quanto para os que estarão dando o apoio a eles.

O Samu está reativado desde fevereiro deste ano, contando com duas ambulâncias totalmente equipadas. Segundo o chefe do Departamento de Urgência, Everton Ferreira, as capacitações serão uma rotina no órgão, a fim de atender com maior rapidez e eficiência a população.

Ele disse, ainda, que até o final de março, o SAMU realizou 116 atendimentos no serviço móvel, sendo 70 ocorrências de casos clínicos e 27 traumas, lamentando que muitas pessoas ainda insistem em passar “trotes” para o órgão.

De acordo com o Secretário de Saúde, Alberto Negrão, este foi mais um avanço na saúde municipal na questão do atendimento ao munícipe. “O SAMU veio para dinamizar o atendimento móvel à população. Por decisão do prefeito Ofirney Sadala, hoje nós dispomos de uma equipe treinada e capacitada para atender as ocorrências dentro do nosso município”, finalizou o secretário.

A capacitação encerrará na tarde desta quarta-feira, 19, com atividades práticas na quadra coberta da Assembleia de Deus.

 


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International