Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Prefeitura de Santana apoia Conferência Municipal de Saúde

A conferência acontece no Sindicato dos Servidores Municipais, no bairro Paraíso, a partir das 18h. Na quinta-feira (20) o evento ocorre das 8h às 18h.

Por: Izael Marinho - 18/04/2017 - 21:00

Gilmar Santiago, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santana

Foto: Moranny Sanches

Nesta quarta-feira, 19, Santana sedia a I Conferência Municipal de Saúde. O evento é uma promoção do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santana, e vai discutir – durante dois dias, quarta e quinta-feiras – a implementação da política nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

A conferência acontece no Sindicato dos Servidores Municipais, no bairro Paraíso, a partir das 18h. Na quinta-feira (20) o evento ocorre das 8h às 18h.

Representantes de entidades não-governamentais, governamentais e da sociedade civil estarão presentes ao encontro. O Conselho de Saúde é formado 50% por usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), 25% de gestores da saúde e 25% de representantes dos trabalhadores em saúde.

Segundo o presidente do Conselho, Gilmar Santiago Pinto, a conferência também vai escolher 12 delegados á conferência estadual, que está marcada para julho deste ano.

“Nesses dois dias vamos discutir políticas para as mulheres, como os desafios para a integridade da equidade. É o caso das mulheres ribeirinhas, das quilombolas, das mulheres urbanas e rurais, além das questões de gênero”, observou Gilmar Santiago.

A I Conferência Municipal de Saúde pretende avaliar a situação de saúde no município e propor diretrizes para a formulação de políticas para o SUS.A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que a realização da conferência ocorra, preferencialmente, no primeiro ano da gestão.

“A conferência visa à construção de políticas públicas, que vão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual (PPA). É um privilégio democrático que nosso município possibilite essa expressiva participação do povo na formulação e controle da política pública de saúde. É preciso sempre valorizar esse espaço e garantir que a discussão se dê de forma ampla e transparente”, completou.


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International